Sistema de Gestão da Qualidade

O Ensino Profissional Marítimo da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte recebe Certificação ISO 9001:2008

A CPRN foi auditada no dia 20 de julho de 2017 pelo Bureau Veritas Certification para a certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), do EPM, e certificada de acordo com os requisitos da norma ABNT NBR ISO 9001, em sua versão 2008 em 20 de julho de 2017, com o escopo “QUALIFICAR E CONTROLAR A HABILITAÇÃO DOS AQUAVIÁRIOS EM CONFORMIDADE COM AS NORMAS DA AUTORIDADE MARÍTIMA PARA O ENSINO PROFISSIONAL MARÍTIMO”.

A ISO International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normatização) é uma organização não-governamental (ONG), presente em mais de 148 países, que se reúne periodicamente para estabelecer normas que facilitem o comércio mundial de bens e serviços. Cada país membro possui uma entidade nacional como sua representante (governamental ou privada) junto aos comitês da ISO, seu escritório-base está sediado em Genebra, na Suíça, e seus trabalhos são conduzidos e acompanhados por todas as entidades participantes.

Diferentemente do que muitos acreditam ISO não é uma sigla, e sim um nome. Como "International Organization for Standardization" pode ser abreviada de diversas formas, em diversos idiomas (OIN em português, IOS em inglês, OIN em francês etc.), optou-se por utilizar uma palavra curta e simples, derivada do grego ISOS, que independente do idioma poderia preservar seu significado (International Organization for Standardization, 2004).

A ISO é a organização com a mais vasta representatividade na emissão de normas internacionais de âmbito global. Criada, oficialmente no dia 23 de fevereiro de 1947, com o objetivo de facilitar a coordenação internacional e a unificação de padrões técnicos, atualmente está ligada também à normalização de padrões de gestão, com alta repercussão econômica e social, tendo impacto não somente no setor de produção de bens tangíveis, mas também na área de serviços, contribuindo para a sociedade como um todo, principalmente nos aspectos de segurança e atendimento às exigências legais.

O Brasil é sócio-fundador da ISO e, como tal, participa ativamente dos vários comitês técnicos para elaboração do regulamento.

A ABNT NBR ISO 9001 é a versão brasileira da norma internacional ISO 9001, que estabelece requisitos para o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) de uma organização, não significando, necessariamente a conformidade de um produto às suas respectivas especificações. O objetivo da ABNT NBR ISO 9001 é prover a confiança de que o fornecedor poderá garantir um fornecimento regular e consistente de bens e serviços de acordo com as especificações.