CPRJ participa do 2º Simpósio de Direito Marítimo promovido pelo Instituto dos Magistrados do Brasil

CPRJ durante painel de abertura do Simpósio de Direito Marítimo

 

Em 29 de novembro, a Capitania dos Portos do Rio de Janeiro (CPRJ) participou do 2º Simpósio de Direito Marítimo, promovido pelo Instituto dos Magistrados do Brasil (IMB). O evento reuniu especialistas, autoridades e estudiosos das áreas marítima, jurídica, acadêmica e governamental, com o objetivo de debater os principais desafios jurídicos relacionados ao transporte marítimo, negócios internacionais e proteção do meio ambiente marinho.

A CPRJ teve destaque no simpósio ao coordenar o painel de abertura, intitulado “Mudanças Climáticas e Sustentabilidade”. O debate abordou os impactos das mudanças climáticas sobre as operações marítimas, o uso de combustíveis alternativos e a adoção de tecnologias verdes para a redução das emissões de gases pelos navios.

O painel contou, ainda, com apresentações do Diretor-Geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários, Eduardo Nery, e do Diretor-Executivo da Associação Brasileira de Armadores de Cabotagem, Capitão de Mar e Guerra (RM1) Luis Fernando Resano.

A participação da CPRJ no simpósio evidencia seu compromisso com a segurança da navegação e com a promoção de um setor aquaviário mais sustentável no Brasil.