Serviço Militar Voluntário

CAPITANIA DOS PORTOS DO PIAUÍ

 

SERVIÇO MILITAR

 

 

 

SERVIÇO MILITAR PARA MARINHEIROS-RECRUTAS (MN-RC)

ALISTAMENTO E SELEÇÃO DE CONSCRITOS

Todos os brasileiros do sexo masculino deverão se alistar, obrigatoriamente, no primeiro semestre, até o dia 30 de junho, do ano em que completarem 18 anos.

O alistamento militar unificado será feito, preferencialmente, nas Juntas do Serviço Militar (JSM), ou acessando o site do Exército Brasileiro (EB), pelo site https://alistamento.eb.mil.br/ .

 

Seleção Geral para o Serviço Militar Inicial (SMI)

Após o alistamento nas JSM, todos os conscritos serão submetidos à Seleção Geral das Forças Armadas. A Seleção Geral dos cidadãos alistados é realizada, geralmente nos meses de setembro a outubro, no Tiro de Guerra 10-012, de Parnaíba-PI, sob a Supervisão do Posto de Recrutamento e Mobilização 1002, em Teresina-PI e consolidado pela 10a Região Militar, em Fortaleza-CE, no SERMILMOB (Sistema Eletrônico de Recrutamento Militar e Mobilização).

No dia em que se apresentarem par a seleção, os conscritos da região que desejarem servir à Marinha do Brasil, deverão informar, no memento da entrevista, que são voluntários para a Marinha e pedir que seja registrado no sistema.

Geralmente, na primeira quinzena do mês de dezembro do ano da seleção, a 10a Região Militar, em Fortaleza-CE, ratifica os nomes dos conscritos selecionados para servirem e os voluntários para a Marinha, de acordo com os documentos e as informações do sistema. Essa relação é disponibilizada no SERMILMOB, onde constam as duas turmas: uma ALFA, cuja data de apresentação dos conscritos é em janeiro; e a outra turma BRAVO, que deverão se apresentar, normalmente, em maio, na Capitania dos Portos do Estado do Piauí, para uma nova seleção complementar, composta de entrega de documentos, realização de exames médicos, testes físicos, preenchimento dos Questionários Biográficos Padrão e fichas de entrevistas e avaliação médico-odontológica, a fim de serem selecionados para prestarem o Serviço Militar Inicial na Marinha. Depois de selecionados, dentro do número de vagas, os conscritos são encaminhados para a cidade de Belém-PA e se apresentam na Escola de Formação de Reservistas Navais, sob a responsabilidade do 2o Batalhão de Operações Ribeirinhas, par realizarem o Estágio de Instrução e Adaptação (EIA), por um período de 3 meses. Devendo, ao término desse estágio, se apresentarem nesta Capitania para servirem até o término do Serviço Militar Obrigatório (SMO), de 12 meses, como Marinheiros-Recrutas (MN-RC). Após este período, podem pedir para reengajarem e, caso sejam reengajados, passarão a ser Marinheiros da Reserva Não Remunerada (MN-RM2). Dessa forma, poderão prorrogar o compromisso de servir, anualmente, até o limite de 8 anos.

 

SERVIÇO MILITAR VOLUNTÁRIO (SMV)

O Comando do 4o Distrito Naval (Com4oDN) é responsável pela execução das fases de captação e seleção do pessoal que prestará o Serviço Militar Voluntário na área de sua jurisdição.

Os processos seletivos de profissionais de nível médio e superior, para a prestação do Serviço Militar Voluntário como Praças e Oficiais Temporários (até 8 anos) da Marinha do Brasil, ficam a cargo do Com4oDN.

A inscrição, as habilitações, os requisitos, bem como as demais instruções para o SMV, serão realizadas de acordo com Edital publicado pelo Com4oDN no Diário Oficial da União (D.O.U), na página do Com4oDN (https://www.marinha.mil.br/com4dn/serviço-militar-voluntário-1), na internet e em BONO (Boletim de Ordens e Notícias), parte Sede, podendo também ser divulgadas informações em jornais de grande circulação.

Para dirimir dúvidas e obter maiores informações os interessados podem entrar em contato com o Serviço de Recrutamento Distrital do Com4oDN, através do atendimento telefônico: (91) 3216-4022 - de 08h às 15h, de segunda-feira a sexta-feira, exceto feriados. Para casos de dúvidas e/ou informações, em situações mais complexas comparecer presencialmente, portando documento original com foto no Comando do 4º Distrito Naval - Rua Carneiro da Rocha, s/no, Cidade Velha, CEP 66.023-110 - Belém – PA.

 

Demais dúvidas e informações, principalmente sobre o alistamento militar, seleção de conscritos e solicitação de documentos referentes ao serviço militar, deverão ser sanadas junto à Seção do Serviço de Recrutamento Distrital da CPPI, através do contato via telefone (086) 3321-2770 (ramal 212), pela caixa postal “sena.luis@marinha.mil.brou presencialmente, na Seção de Serviço de Recrutamento Distrital (SRD), na Avenida das Nações Unidas, 530, Bairro Nossa Senhora do Carmo, Parnaíba-PI. No horário de expediente administrativo.

 

//