Capitania dos Portos do Piauí encerra Curso de Formação de Pescador Profissional

Novos pescadores profissionais habilitados pela Capitania dos Portos do Piauí

 

No dia 17 de outubro, a Capitania dos Portos do Piauí (CPPI), subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval, realizou a cerimônia de formatura do Curso de Formação de Pescador Profissional Nível 2, na Associação dos Armadores de Pesca de Luis Correia (APEL), no Piauí. Os alunos foram capacitados para exercer as atividades previstas nas Normas da Autoridade Marítima, a serem desempenhadas em qualquer tipo de embarcação de pesca, e para a função de patrão de embarcação de pesca com arqueação bruta de até 20 toneladas.
 
O evento foi presidido pelo Capitão dos Portos do Piauí, Capitão de Fragata Benjamin Dante Rodrigues Duarte Lima, e contou com a presença do presidente da APEL, Melquizedeque Sousa Pires, do Subcomandante de Policiamento do Litoral Meio Norte, Tenente-Coronel José Paz e Silva Junior, e de parentes dos formandos.
 
O Capitão dos Portos parabenizou os 29 formandos e ressaltou a importância da profissionalização dos pescadores que, agora, estão aptos a desenvolver um comportamento mais responsável, contribuindo diretamente para a segurança da navegação, salvaguarda da vida humana no mar e prevenção da poluição hídrica. Ainda enfatizou a necessidade de se extinguir a chamada “cultura de risco”, que se caracteriza por assumir riscos desnecessários com a crença de que acidentes nunca vão acontecer.
 

Capitão dos Portos entrega carteira de habilitação e certificado de conclusão