Capitania dos Portos do Piauí realiza cerimônia de encerramento de Curso de Formação de Aquaviários em Tutóia-MA

Novos aquaviários recebem CIR e certificado de conclusão

A Capitania dos Portos do Piauí (CPPI), subordinada ao Comando do 4º Distrito Naval, realizou, no dia 29 de agosto, a cerimônia de encerramento do Curso de Formação de Aquaviários, na categoria de pescador profissional, na cidade de Tutóia-MA. Após a conclusão, os formandos passaram a ter direito à Caderneta de Inscrição e Registro (CIR) e ao certificado de conclusão do Curso, podendo atuar de forma regular na atividade.

 O curso teve a duração de 12 dias e contou com a participação de 30 alunos, dos quais 26 foram aprovados. Esta é uma oportunidade que os novos aquaviários têm para conquistar melhores ofertas de emprego e renda familiar e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico da região.

O evento foi presidido pelo Capitão dos Portos do Piauí, Capitão de Fragata (CF) Benjamin Dante Rodrigues Duarte Lima. Estiveram presentes a presidente da Colônia de Pescadores de Tutóia, Maria Antônia Soares da Paz, e os familiares dos formandos.

O CF Dante parabenizou os novos profissionais formados e ressaltou a importância dos conhecimentos obtidos com o curso, alertando-os para serem agentes de disseminação da mentalidade marítima na região. Ainda enfatizou sobre os cuidados com a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e em águas interiores bem como a prevenção da poluição hídrica proveniente de embarcações.

Capitão dos Portos do Piauí entrega carteira e certificado de conclusão