Marinha do Brasil apoia parada operacional de Navio de Guerra americano no Porto de Suape (PE)

O Destróier Lassen (DDG 82), da classe “Arleigh Burke”, da Marinha dos Estados Unidos, fez uma breve visita a Pernambuco, no dia 31 de agosto, a fim de abastecer combustível e gêneros. A Marinha do Brasil coordenou e viabilizou a atracação segura do Navio de Guerra americano no Porto de Suape, que não recebe um navio de guerra estrangeiro desde 2019.

Com o objetivo de garantir a segurança do tráfego aquaviário e a segurança do “Lassen”, a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos de Pernambuco, coordenou, junto com a Autoridade Portuária de SUAPE, a Polícia Federal, o Navio-Patrulha “Grajaú e um destacamento do Grupamento Operativos de Fuzileiros Navais de Natal, a atracação, viabilização da segurança da comitiva e o controle da logística.

O Navio-Patrulha Grajaú, subordinado ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste, juntamente com o apoio da LAEP “Bijupirá”, da Capitania dos Portos de Pernambuco, fizeram o controle de área de SUAPE, proibindo barcos, lanchas e outras embarcações de se aproximarem da local de Operações.

Além disso, quatro mergulhadores do Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Nordeste foram acionados para verificar, no dia anterior à atracação, a segurança dos píeres e bases do atracadouro. Doze Fuzileiros Navais, do Grupamento de Fuzileiros Navais de Natal, também reforçaram a segurança da área em conjunto com a guarda portuária e militares do USS Lassen.

O Destróier Lassen está no Brasil para a Operação Unitas, organizada pelos Estados Unidos. Este exercício marítimo tem como objetivo incrementar a interoperabilidade entre a Marinha americana e as Marinhas latino-americanas e estreitar laços de cooperação e amizade entre a Marinha do Brasil (MB)e a Marinha Norte Americana (USNAVY).

navio