CPMM realiza Curso Expedito de Perícias Médicas para Oficiais

     No período de 16 a 27 de agosto de 2021, foi realizado neste Centro, o Curso Expedito de Perícias Médicas para oficiais (C-EXP-PERMED-OF-T1-21). O referido curso, criado pela portaria nº 90, de 23 de junho de 2009, da Diretoria de Ensino da Marinha, tem como propósito suplementar a formação técnico-profissional dos Oficiais médicos do Corpo de Saúde da Marinha, para o desempenho dos procedimentos atinentes ao Subsistema Médico Pericial (SMP) e a atuação como Médico Perito Isolado (MPI).

     O curso aborda matérias específicas como: Noções de Medicina Legal, Direito Médico e Ética Médica; e os procedimentos médico periciais previstos nas Normas Reguladoras para Inspeção de Saúde na Marinha, DGPM-406, complementando a prática das atividades relacionadas às perícias judiciais e a atuação como Assistente Técnico da União. Este ano, em virtude da pandemia da Covid-19, a turma foi composta por apenas 10 militares, os quais eram provenientes do 1º, 3º 6º e 9º Distritos Navais. Além das aulas teóricas, foram ministradas aulas práticas, nas quais os alunos acompanharam procedimentos médico periciais de finalidade e complexidade diversas.

     Esta capacitação técnica possibilita a uniformização de procedimentos e tornam mais céleres as decisões médico periciais, beneficiando tanto os usuários do Subsistema Médico Pericial como os setores de pessoal no âmbito da Administração Naval.