INGRESSO DA MULHER NA MARINHA

37º Aniversário do ingresso da mulher na Marinha

     Foi realizada no dia 7 de julho de 2017, no Centro de Perícias Médicas da Marinha, uma singela homenagem em forma de confraternizaçãona Praça D’Armas do HCM, alusiva ao 37º aniversário do ingresso da mulher na Marinha, presidida pelo Exmo. Sr. Diretor do Centro de Perícias Médicas da Marinha, C Alte (Md) OSCAR ARTUR DE OLIVEIRA PASSOS.

     Esta relevante data remete à criação do Corpo Auxiliar Feminino da Reserva da Marinha (CAFRM), de forma pioneira nas Forças Armadas por intermédio do então Ministro de Estado da Marinha, Almirante de Esquadra MAXIMIANO, promulgando a Lei nº 6.807, de 7 de julho 1980.

     Na ocasião foi feita a leiturado BONO ESPECIAL nº 521, de 6 de julho de 2017, da Diretoria-Geral do Pessoal da Marinha, e corte do bolo pelo Diretor, pela CF (RM1-Md) GLÁUCIA, integrante da primeira turma de Oficiais do CAFRM, pela SO-RM1-EF LIANE, integrante da primeira turma de Praças do CAFRM, pela SO-EF SÍLVIA GONDIM, praça mais antiga do CPMM e pela SO-EF MÁRCIA RIEGER, Caverna-Mestra do CPMM.

     Dada a marcante participação da mulher nas fileiras desta Força, atuantes em diversas áreas mesmo após a extinção do CAFRM, e incorporação das mulheres marinheiras nos Corpos de Saúde, de Engenheiros, Intendentes, Técnicos e Auxiliar, bem como nas diversas especialidades do Corpo Auxiliar de Praças e ao Quadro de Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais, fica registrada a homenagem deste Centro a elas.