.

 

Mascote

Carcará

 

 

 

Carcará – O símbolo de Garra, adaptabilidade e força da Capitania dos Portos do Maranhão.

Imponente

    Também conhecido como caracará, carancho, caracaraí (Ilha do Marajó),gavião-de-queimada e gavião-calçudo, o carcará não é, taxonomicamente uma águia, e sim um parente distante dos falcões. É tanto visto sozinho como em bandos numerosos. Encontrado em campos abertos, cerrados, borda de matas e, inclusive, centros urbanos de grandes cidades.

    Durante as horas mais quentes do dia e a noite, os Carcarás  ficam pousados nas árvores mais altas do seu território e, durante esse período, se comunicam com um som profundo”rrak”, o canto consiste em uma estrofe composta, um rosnante”rak, rak, rak-ráa”, onde joga a cabeça para trás durante a última parte, dando origem ao seu nome Carcará.

   No Estado do Maranhão o Carcará é onipresente, sempre atento a tudo que ocorre a sua volta. Interage com a fauna de diversos biomas e se adapta a qualquer situação, demonstrando toda sua imponência em toda a nossa área de jurisdição. Desta forma, representa de maneira inequívoca todos os que servem e serviram na CPMA, nos seus mais de 170 anos de história.