Capitania dos Portos do Maranhão forma novos tripulantes de embarcações de órgãos públicos

Formandos da Aeronáutica e o Capitão de Mar e Guerra Dutra
09/07/2018
Formandos da Aeronáutica e o Capitão de Mar e Guerra Dutra
No período de 12 a 21 de junho, a Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA) realizou o Curso Especial para Tripulação de Embarcações de Estado no Serviço Público (ETSP), no Grupamento de Apoio de Alcântara, em São Luís–MA. O ETSP tem como objetivo proporcionar conhecimentos teóricos e práticos para a execução de manobras básicas em embarcações de órgãos públicos, empregadas na navegação interior.
 
Durante o curso, 35 militares e servidores civis foram capacitados nos seguintes módulos: noções de combate a incêndio, legislação, manobra da embarcação, segurança e sobrevivência pessoal, estabilidade, navegação, motor propulsor e prática de navegação. Participaram do curso 21 militares da Força Aérea Brasileira, dois bombeiros e dois policiais militares do estado do Maranhão e dez funcionários da Secretaria de Estado do Meio Ambiente.
 
A cerimônia de encerramento foi presidida pelo Capitão dos Portos do Maranhão, Capitão de Mar e Guerra Marcio Ramalho Dutra e Mello. O evento contou com a presença do Comandante do Centro de Lançamento de Alcântara, Coronel Luciano Valentim Rechiutie.
 
Representantes da Secretaria do Meio Ambiente, Capitão de Mar e Guerra Dutra e Major Silva Neto