Marinha promove ações de conscientização de combate ao lixo no Pará, Amapá, Maranhão e Piauí
Palestra realizada em colônia de pescadores no Maranhão
Entre os dias 10 e 17 de setembro, militares do Comando do 4º Distrito Naval realizaram ações de conscientização sobre limpeza de mares e
rios, nos estados do Pará, Amapá, Piauí e Maranhão. O objetivo das ações,em celebração ao “World Clean Up Day 2020 Mar Limpo é Vida”, foi
conscientizar a comunidade náutica e a população local para o problema do descarte inadequado de resíduos sólidos que contribuem para a poluição marinha, afetando diretamente a preservação da Amazônia Azul e águas interiores.
No Pará, militares da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) realizaram palestras nos municípios de Altamira (PA) e Belém (PA).
Cerca de 300 pessoas receberam orientações educativas sobre os efeitos negativos ocasionados pelo descarte de lixo nos rios e mares, bem como aos animais que neles habitam e a importância da coleta seletiva de lixo.
Além de palestras em escolas, a Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) intensificou ações de Inspeção Naval nos portos e na orla de Macapá
(AP) e Santana (AP). Foram realizadas 85 abordagens às embarcações e 17 palestras, alcançando um total de 173 ouvintes. A Agência da Capitania dos Portos no Oiapoque (AgOiapoque) reforçou, junto a comunidade marítima e fluvial, a importância da atuação da sociedade oiapoquense na manutençãodo rio Oiapoque e seus afluentes, como o rio Pantanarry e o igarapé do Patuazinho, localizados próximo ao centro da cidade. Nesse período, durante as Ações de Fiscalização do Tráfego Aquaviário, foram realizadas 52 palestras para mais de 177 ouvintes.
Mais de 20 militares da Capitania dos Portos do Maranhão (CPMA), em parceria com a Guarda Municipal de São Luís (MA), realizaram ações sociais de limpeza da orla do Município de Raposa (MA), e recolheram 60 sacos de lixo, que foram descartados adequadamente. Ainda no Maranhão, no Porto da Balsa em Imperatriz (MA), militares da Agência Fluvial de Imperatriz realizaram abordagens educativas para cerca de 70 pessoas. No Piauí, orientações sobre descarte e destinação correta dos lixos gerados pelas embarcações foram realizadas no Porto dos Tatus (PI) e na Marina Velho Monge (PI) durante ações de Inspeções Navais.
No Piauí, comunidade aquaviária é informada sobre descarte correto do lixo
Em Altamira (PA), palestras foram realizadas para alunos dos cursos de Ensino
Profissional Marítimo (EPM)