Capitania dos Portos do Maranhão conclui reparo em lancha de apoio ao ensino profissional marítimo
A embarcação será empregada no apoio aos sinais náuticos na baía de São Marcos
Lancha de Apoio ao Ensino Profissional Marítimo “Icatu”. No dia 20 de outubro, representantes da empresa Internacional Marítima, responsável pelos reparos, e o Capitão dos Portos do Maranhão, Capitão de Mar e Guerra Alexandre Roberto Januário, assinaram o termo de entrega, em São Luís (MA).
A embarcação será empregada no apoio aos sinais náuticos na baía de São Marcos e ampliará a capacidade de atuação da CPMA em ações de salvaguarda da vida humana no mar, prevenção da poluição hídrica e segurança da navegação em uma região composta por 200 municípios.
A lancha foi doada à CPMA pela Receita Federal, em 2015, porém apresentou avarias no sistema de governo e propulsores. A recuperação geral da lancha teve início no ano passado, com a remotorização e instalação de equipamentos de comunicação, radar e ecobatímetro. Testes de navegabilidade realizados em agosto deste ano certificaram a capacidade operativa da lancha.
O batismo, com a denominação “Icatu”, faz referência à cidade onde foi deflagrada a Batalha de Guaxenduba, confronto militar entre forças portuguesas e francesas, em 1615. O embate contribuiu para que Portugal expulsasse definitivamente os franceses do território do Maranhão.
Tripulação da “Icatu”, o capitão dos portos do Maranhão e representantes da empresa Internacional Marítima durante testes