Operação Verão 2018

Com o objetivo de garantir e prevenir acidentes com banhistas e embarcações durante o período de férias, a Capitania dos Portos do Amapá inicia a Operação Verão 2018, enfatizando ações de fiscalização e educativas que já ocorrem rotineiramente o ano todo.

Será intensificado durante todo os meses de dezembro e janeiro, e principalmente nos fins de semana, quando o fluxo de embarcações aumenta, os militares vão intensificar a fiscalização dos transportes de passeio, além de garantir que banhistas e embarcações ocupem espaços diferentes.

As inspeções serão feitas, nos balneários e terminais de embarque de Macapá e Santana, e, também, nos municípios de Chaves e Afuá, no Pará, onde ocorrem festividades. Período em que aumenta os esforços mais ainda devido ao grande fluxo de turistas na região.

Serão ações educativas aos banhistas, para que respeitem os limites de banho em praias e balneários e atenção redobrada dos pais. Uso de coletes salva-vidas e condução das embarcações por pessoas habilitadas. Serão inspecionadas embarcações principalmente quanto ao limite de passageiros e carga. Em praias será fiscalizado principalmente a aproximação de lanchas de esporte recreio que devem manter distância mínima de 200 m.

De acordo com informações da diretoria de Portos e Costas, a principal causa de acidentes na navegação é a falha humana. Para aumentar a segurança na navegação, a Campanha deste ano traz como tema a valorização da vida e a responsabilidade do condutor e do proprietário da embarcação. A mensagem “Segurança da Navegação: quem valoriza a vida respeita” frisa a importância de se adotar atitudes conscientes para prevenir acidentes e garantir a integridade física dos tripulantes, dos passageiros e dos banhistas, promovendo a divulgação das principais regras de navegação e a importância do seu cumprimento.

Destaques nas estatísticas, as embarcações de esporte e recreio (lanchas e motos aquáticas) foram as que mais se envolveram em acidentes e representam mais de 74% dos casos nos três últimos verões. Naufrágio, abalroamento, queda de pessoas na água, incêndio e colisão são os principais casos de acidentes.

Este ano ocorrerá a novidade de acontecer uma subcampanha na Operação verão 2018: è a Campanha Travessia Segura, que terá como foco as embarcações de transportes de passageiros e de turismo náutico, que tem seu fluxo intensificado no período de férias e principal atividade na nossa região.