CPAP participa da Campanha de Combate e Prevenção ao Escalpelamento no Amapá

A Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) participou da Campanha de Combate e Prevenção ao Escalpelamento, realizada nos dias 24, 24 e 28 de agosto, pelo Governo do Estado do Amapá, em parceria com a Marinha do Brasil e a Associação das Mulheres Ribeirinhas e Vítimas de Escalpelamento da Amazônia. A ação visa apresentar serviços de saúde, cidadania e educação às vítimas de escalpelamento e aos moradores da comunidade Ipixuna Grande, no município de Itaubal (AP), local marcado pela ocorrência do último acidente de escalpelamento na região.

Nos dias 24 e 25 de agosto, na Universidade Federal do Amapá, foram realizados atendimentos médicos, fisioterápicos, odontológicos, sendo estes serviços voltados para vítimas de escalpelamento.

No dia 28, Dia Nacional de Combate e Prevenção ao Escalpelamento, a programação aconteceu no município de Itaubal (AP) e, além de serviços de saúde, a CPAP realizou palestras sobre segurança da navegação e prevenção a acidentes por escalpelamento, além de ter instalado coberturas de eixos protetores em embarcações da comunidade.