Museus Navais

MUSEU DO CORPO DE FUZILEIROS NAVAIS

Localizado no sítio histórico da Fortaleza de São José da Ilha das Cobras, na cidade do Rio de Janeiro, seu circuito expositivo está disposto em túneis subterrâneos construídos no século XVIII, compondo um salão principal para exposições e uma mostra permanente que registra a participação do CFN nos principais fatos da história da Marinha do Brasil, reunindo materiais arqueológicos e iconográficos, documentos históricos, obras de arte, além de equipamentos, viaturas, armaria, uniformes e condecorações de militares. Venha nos conhecer! Tel: (21) 2126-5053

 

 

MUSEU NÁUTICO DA BAHIA

O Museu Náutico da Bahia tem como objetivo transmitir conhecimentos relativos à Hidrografia, Sinalização Náutica, Navegação na Bahia do Século XVII e XVIII, ao naufrágio do Galeão Sacramento e sua Arqueologia Submarina, e sobre a própria história da fortaleza e suas transformações. Além da exposição de um rico acervo, o museu é provido de salas para exposições temporárias e demais eventos culturais, biblioteca e informações correlatas ao seu acervo através de publicações e multimídia. O museu também contempla aspectos voltados para assuntos ecológicos, dentre os quais está a educação ambiental. Tel: (071) 3264 3296 / 3331 8039

 

 

MUSEU NAVAL DO RIO GRANDE

 

Inaugurado em 12 de dezembro de 2001, A temática desenvolvida refere-se à história da instalação da Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul e das diversas Organizações Militares sediadas na cidade do Rio Grande, dentre elas: a Estação Naval do Rio Grande, o Grupamento de Fuzileiros Navais do Rio Grande, o Serviço de Sinalização Náutica do Sul, o 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, a Estação Radiogoniométrica da Marinha no Rio Grande, o Grupamento de Patrulha Naval do Sul e o Depósito Naval de Rio Grande. Tel: (53) 3233-6108 / ramal 4028

 

 

ESPAÇO DE MEMÓRIA HISTÓRICA

O andar térreo da Casa D´Armas da Ponta da Armação destina-se à preservação da memória e à divulgação das atividades da DHN, relacionadas com a Segurança da Navegação, a Cartografia, a Hidrografia, a Oceanografia, a Meteorologia, a Navegação, a Sinalização Náutica e a Pesquisa Científica Antártica – o Espaço da Memória Histórica da DHN.

 

 

COMPLEXO CULTURAL DA MARINHA DO RIO DE JANEIRO


Localizado no Centro do Rio de Janeiro, abriga o Museu Naval (MN), sede da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), o Espaço Cultural da Marinha (ECM) e a Ilha Fiscal (IF). No Museu, embarque na exposição “O Poder Naval na Formação do Brasil” e descubra a importância da Marinha para consolidar a unidade nacional. Mais adiante, conheça o Espaço Cultural com os Passeios Marítimos (Baía de Guanabara e IF), a Nau dos Descobrimentos, o Helicóptero, o Submarino “Riachuelo”, o Contratorpedeiro “Bauru” e o carro de combate Cascavel. Por fim, visite a Ilha Fiscal, palco do último Baile do Império, e saiba mais sobre essa “caixa de joias” do Império.

 

 

CENTRO CULTURAL DA MARINHA EM SÃO PAULO

Localizado na Avenida 9 de julho 4.597, o Centro Cultural da Marinha em São Paulo foi inaugurado em 17 de fevereiro de 1998 e possui um acervo permanente sobre: Primeira e Segunda Guerras Mundiais, Guerra do Paraguai, Marinha contemporânea, Oficina de leitura e pesquisa, O navio, A formação da Armada.

 

 

MUSEU OCEANOGRÁFICO

 

Começou a funcionar como museu oceanográfico a partir de 1982, na antiga sede do Projeto Cabo Frio, embrião do futuro IEAPM. Originou-se da idéia de expor um esqueleto de uma Orca com seis metros de comprimento, que havia encalhado e sucumbido na Ilha do Cabo Frio em 1981, apesar de todo o esforço dos pesquisadores do Projeto Cabo Frio.

 

 

CASA DO HOMEM DO MAR

A Casa do Homem do Mar é um Museu de História Naval, e busca resgatar, desde os primórdios da humanidade até nossos dias, a relação do homem com os oceanos em seus mais variados aspectos. Sob esse ponto de vista, a exposição foi segmentada em áreas temática e cronologicamente distinta, que transmitem ao visitante amplo conhecimento relacionado ao acervo exposto.

 

 

MUSEU OCEANOGRÁFICO DE RIO GRANDE

 

Fundado em 8 de setembro de 1953, mantém uma exposição pública sobre a vida e a dinâmica dos oceanos, apresentada em painéis, maquetes, aquários e diversos equipamentos utilizados em pesquisas oceanográficas.

 

 

 

 

CENTRO CULTURAL DA MARINHA EM SANTA CATARINA

Inaugurado em 29 de junho de 2016, contribuirá para difundir a mentalidade marítima e a vocação do nosso País para o mar, além de ser mais uma opção cultural e de lazer para a população. O local que abrigou tanto o histórico Forte Santa Bárbara quanto a Capitania dos Portos do Estado de Santa Catarina está localizado na rua Antônio Luz nº 260.