CIAA – Cursos de Qualificação Técnica Especial para Praças

Instrutor e alunos em uma das oficinas do C-QTE no Centro de

Instrução Almirante Alexandrino

 

 

Os Cursos de Qualificação Técnica Especial (C-QTE) para Praças são realizados desde 1965, quando foram implementados, inicialmente na Escola Técnica de Santa Rita do Sapucaí (MG), passando pela PUC-RJ, CEFET-RJ e finalmente, a partir de 1999, no CIAA.

 

Considerando o extraordinário desenvolvimento tecnológico e a modernização dos meios navais, a Marinha do Brasil, na vanguarda do processo de utilização e produção de tecnologia de ponta, necessita de pessoal qualificado, que esteja apto a atuar, tanto no emprego quanto na manutenção dos meios operativos.

 

Os 2º e 3º Sargentos egressos do C-QTE representam uma opção para a realização de atividades que demandam sólidos conhecimentos em áreas tecnológicas específicas, especialmente a manutenção de alto escalão e o ensino técnico profissional.

 

A oportunidade de realizar um curso de elevada complexidade, representa um desafio e a possibilidade de crescimento profissional, uma vez que os C-QTE contam com uma estrutura de ensino diferenciada, envolvendo equipes de docentes altamente qualificadas, apoio técnico-pedagógico, além de equipamentos de última geração e tecnologia educacional atualizada. Durante o curso, os alunos do C-QTE são envolvidos integralmente com as atividades de cunho acadêmico, incluindo, além das aulas, visitas técnicas, trabalhos de monitoria, atividades em grupo e planejamento, culminando no desenvolvimento de projetos inovadores que têm contribuído para um melhor aprendizado de tecnologias de ponta aplicadas aos sistemas operativos da MB.

 

Atualmente o CIAA está conduzindo os C-QTE em Mecatrônica e Telemática, com a participação das Praças do CPA e CPFN. Após o curso, normalmente os militares passam a exercer funções técnicas em OMPS e ICT, além de instrutoria.