Auditorias

No Comando da Marinha, os trabalhos de auditoria e outras ações de controle são realizados pelo Centro de Controle Interno da Marinha.

Os seguintes tipos de auditoria são realizadas pelo CCIMAR:

Auditoria de Acompanhamento:  é o instrumento de fiscalização utilizado pelo CCIMAR para examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão praticados pelos responsáveis pela administração de valores e bens da MB ou a ela confiados, quanto aos aspectos contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial. é realizada ao longo do processo de gestão, mediante visita à OM, para análise e avaliação dos atos de gestão pública praticados pelos agentes responsáveis, por meio de verificação documental, entrevista e coleta de dados, evidenciando aspectos positivos, orientando e apontando possíveis discrepâncias e irregularidades.

Auditoria Especial: é o instrumento de fiscalização utilizado pelo CCIMAR, após autorização da SGM,para o exame de fatos ou situações relevantes, de natureza incomum ou extraordinária,que demonstrem inicialmente a existência de possível irregularidade ou ilegalidade.

Auditoria de Desempenho Operacional:  A Auditoria de Desempenho Operacional, praticada pelo CCIMAR, está voltada para o exame da ação governamental quanto aos aspectos da economicidade, eficiência e eficácia e tem os seguintes objetivos:

a) identificar como as OM e as entidades sob a jurisdição da MB adquirem, protegem e utilizam os seus recursos;

b) levantar as causas de práticas antieconômicas e ineficientes;

c) verificar o cumprimento das metas previstas; e

d) atestar a obediência aos dispositivos legais aplicáveis aos aspectos da economicidade, eficiência e eficácia da gestão. O foco da Auditoria de Desempenho Operacional é o processo de gestão nos seus múltiplos aspectos de planejamento, de organização, de procedimentos operacionais e de acompanhamento gerencial, inclusive quanto aos seus resultados em termos de metas alcançadas.

Auditoria dos Atos de Gestão de Pessoal:  A Auditoria dos Atos de Gestão de Pessoal, processada pelo CCIMAR, tem o objetivo de apreciar os atos de admissão, de concessão de aposentadoria, reforma e pensão re- ferentes ao pessoal civil e militar, lotados nas OM e entidades da administração indireta, sob a jurisdição da MB.

Prestação de contas anuais:

- Relatório de Gestão do Exercício de 2015

- Relatório de Gestão do Exercício de 2016