Marinha do Brasil promove abertura oficial do Velas Latinoamerica 2022
Começou oficialmente no dia 14 de fevereiro, no Rio de Janeiro-RJ, o Velas Latinoamerica 2022, reunião de grandes veleiros das Marinhas Amigas que navegam pela América Latina, com o objetivo de fortalecer os laços e promover um intercâmbio operacional e cultural entre as instituições. A cerimônia de abertura foi realizada no Salão Nobre do Edifício Almirante Tamandaré, presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, representando o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos.
Cerimônia de abertura oficial do Velas Latinoamerica 2022
O evento ocorre a cada quatro anos, desde 2010, e desta vez tem o Brasil como país anfitrião. A primeira edição marcou o bicentenário dos primeiros movimentos de independência do continente sul-americano. Em 2018, foi celebrado o bicentenário nacional do Chile. Já em 2022, comemoram-se os 200 anos da Independência do Brasil.
Nas palavras iniciais, o Comandante de Operações Navais rememorou as descobertas marítimas e geográficas que mudaram o curso da história, nos séculos XV e XVI: “A partir daquele momento, a essência humana se alterou, o mar passou a forjar um novo tipo de homem: o homem do mar. Um ser que se lançou a imensos desafios impostos pelas águas incógnitas, com dimensões e intempéries que extrapolavam o imaginário daqueles desbravadores, delineando, a cada milha navegada, o caráter, a resiliência e a paixão pelo mar”.
Estiveram presentes na cerimônia embaixadores; representantes das Nações Amigas da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, República Dominicana e Uruguai; o ex-Ministro da Marinha Almirante de Esquadra Mauro Cesar Rodrigues Pereira e os ex-Comandantes da Marinha do Brasil Almirantes de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, Eduardo Bacellar Leal Ferreira e Ilques Barbosa Junior; membros do Almirantado; dentre outras autoridades civis e militares.
Participam do Velas Latinoamerica 2022 navios de sete países: Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e México. Durante o encontro náutico, ao longo de quatro meses, serão visitadas as mais importantes cidades e portos latino-americanos. O Brasil está sendo representado na comissão pelo Navio-Veleiro “Cisne Branco”.
Navios participantes atracados no Píer Mauá, no Rio de Janeiro