Marinha do Brasil promove abertura oficial do Velas Latinoamerica 2022

Marinha do Brasil promove abertura oficial do Velas Latinoamerica 2022

Começou oficialmente no dia 14 de fevereiro, no Rio de Janeiro-RJ, o Velas Latinoamerica 2022, reunião de grandes veleiros das Marinhas Amigas que navegam pela América Latina, com o objetivo de fortalecer os laços e promover um intercâmbio operacional e cultural entre as instituições. A cerimônia de abertura foi realizada no Salão Nobre do Edifício Almirante Tamandaré, presidida pelo Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, representando o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos.

Cerimônia de abertura oficial do Velas Latinoamerica 2022

O evento ocorre a cada quatro anos, desde 2010, e desta vez tem o Brasil como país anfitrião. A primeira edição marcou o bicentenário dos primeiros movimentos de independência do continente sul-americano. Em 2018, foi celebrado o bicentenário nacional do Chile. Já em 2022, comemoram-se os 200 anos da Independência do Brasil.

Nas palavras iniciais, o Comandante de Operações Navais rememorou as descobertas marítimas e geográficas que mudaram o curso da história, nos séculos XV e XVI: “A partir daquele momento, a essência humana se alterou, o mar passou a forjar um novo tipo de homem: o homem do mar. Um ser que se lançou a imensos desafios impostos pelas águas incógnitas, com dimensões e intempéries que extrapolavam o imaginário daqueles desbravadores, delineando, a cada milha navegada, o caráter, a resiliência e a paixão pelo mar”.

Estiveram presentes na cerimônia embaixadores; representantes das Nações Amigas da Argentina, Chile, Colômbia, Equador, México, Peru, República Dominicana e Uruguai; o ex-Ministro da Marinha Almirante de Esquadra Mauro Cesar Rodrigues Pereira e os ex-Comandantes da Marinha do Brasil Almirantes de Esquadra Júlio Soares de Moura Neto, Eduardo Bacellar Leal Ferreira e Ilques Barbosa Junior; membros do Almirantado; dentre outras autoridades civis e militares.

Participam do Velas Latinoamerica 2022 navios de sete países: Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Peru, Uruguai e México. Durante o encontro náutico, ao longo de quatro meses, serão visitadas as mais importantes cidades e portos latino-americanos. O Brasil está sendo representado na comissão pelo Navio-Veleiro “Cisne Branco”.

Navios participantes atracados no Píer Mauá, no Rio de Janeiro