Comandante de Operações Navais participa da comissão “Aspirantex 2022”
Por ocasião da Operação “Aspirantex 2022”, o Comandante de Operações Navais, Almirante de Esquadra Marcos Sampaio Olsen, e comitiva estiveram presentes, entre os dias 13 e 23 de janeiro, na área de jurisdição do Comando do 5º Distrito Naval (Com5ºDN), que compreende os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. A programação incluiu visitas a organizações militares subordinadas (OMs), o acompanhamento de exercícios a bordo dos meios componentes da comissão, entre outros compromissos institucionais.
Em Rio Grande-RS, sede do Com5ºDN, no dia 14, foi realizada uma Aposição Floral no Panteão de Tamandaré, onde estão guardados os restos mortais do Patrono da Marinha do Brasil, visando à difusão da tradição naval e a perpetuação do espírito marinheiro. A cerimônia foi presidida pelo Comandante de Operações Navais. Participaram outros Almirantes, os Comandantes dos Navios da “Aspirantex 2022”, uma representação de 40 Aspirantes da Escola Naval e autoridades civis.
No mesmo dia, a comitiva também pôde conhecer as OMs da Ilha do Terrapleno do Leste, que abriga a Estação Radiogoniométrica da Marinha no Rio Grande, o Serviço de Sinalização Náutica do Sul e o 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral.
Visita ao 5º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, em Rio Grande
A bordo inicialmente do Navio-Aeródromo Multipropósito “Atlântico” e posteriormente da Fragata “Liberal”, o Comandante de Operações Navais fez, entre os dias 17 e 20, a travessia Rio Grande X Itajaí-SC. Durante a viagem, acompanhou exercícios de operações aéreas, manobras táticas, transferência de óleo no mar, tiro contra alvos de superfície e aéreos, homem ao mar, etc. Além disso, interagiu com os militares em qualificação e com os Aspirantes embarcados.
Por fim, em Itajaí, ocorreram visitas ao Escritório Administrativo da Emgepron e à Thyssenkrupp Estaleiro Brasil Sul, esta a base para a construção das Fragatas Classe Tamandaré da Marinha do Brasil.
A “Aspirantex” tem o propósito de contribuir para o incremento do adestramento dos meios navais e aeronavais da Esquadra e para a familiarização dos Aspirantes da Escola Naval com a vida no mar, com ênfase na orientação para os alunos do 2º ano, que, ao término da comissão, escolhem os Corpos e Habilitações com os quais mais se identificam. Este ano, o Grupo-Tarefa da operação contou com quatro navios, sete aeronaves embarcadas, quatro Carros Lagarta Anfíbio (CLAnf), um Destacamento de Mergulhadores de Combate e demais meios navais que participaram de manobras específicas.
Navios empregados na “Aspirantex 2022”