XIII Conferência Naval Interamericana Especializada

Comando de Operações Navais recebe XIII Conferência Naval Interamericana Especializada

 
         Foi realizado, no período de 10 a 12 de dezembro, a XIII Conferência Naval Interamericana Especializada em Controle Naval do Tráfego Marítimo. O evento ocorreu nas dependências do Comando de Operações Navais (ComOpNav), sob a coordenação do Comando do Controle Naval do Tráfego Marítimo (ComConTraM), e conta com a presença de representantes das Marinhas participantes do Plano para a Coordenação da Defesa do Tráfego Marítimo Interamericano (CODEFTRAMI), além de representantes do Coordenador da Área Marítima do Atlântico Sul (CAMAS) e da Rede Naval Interamericana de Telecomunicações (RNIT).
         O Chefe do Estado-Maior do ComOpNav, Vice-Almirante Wladmilson Borges de Aguiar, realizou a abertura do evento e ofereceu as boas vindas aos Oficiais participantes. Neste ano, além dos representantes do Brasil, participam Oficiais das Marinhas do Equador, Estados Unidos, México, Paraguai, Peru e Uruguai.
     
         A Conferência tem o propósito de aperfeiçoar os aspectos doutrinários de CNTM, aprimorar os sistemas de intercâmbio de informações sobre o Tráfego Marítimo entre os países participantes e verificar os ajustes necessários a serem feitos no Plano CODEFTRAMI.
A MB, durante o evento, divulgou a criação do Centro Integrado de Segurança Marítima (CISMAR), que incrementará a Consciência Situacional Marítima em nossas Águas Jurisdicionais Brasileiras, além da intenção de realizar cursos sobre a doutrina “Naval Cooperation and Guidance for Shipping” (NCAGS), recentemente implementada em nosso País, e que já é utilizada pelos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).