Comissão Interna de Conservação de Energia da Marinha realiza reunião no Comando de Operações Navais

 

No dia 15 de março, no auditório do Comando de Operações Navais (ComOpNav), foi realizada a reunião da Comissão Interna de Conservação de Energia da Marinha (CICEMAR). O evento ocorre semestralmente e foi presidido pelo Subchefe de Logística e Plano Diretor do ComOpNav, Presidente da Comissão, Contra-Almirante Sergio Renato Berna Salgueirinho.

Representantes dos Órgãos de Direção Setorial da Marinha do Brasil (MB) estiveram presentes na reunião, na qual foram detalhadas as ações implementadas, os projetos concluídos e em andamento, as perspectivas para os anos de 2019 e 2020 e as tendências de consumo em toda a MB.

Dentre os aspectos positivos levantados, cabe ressaltar a economia de cerca de 10 milhões de reais no gasto anual da Força desde a implantação do Projeto CON ENERGIA, realizada em 2017, apesar do aumento nas tarifas de energia elétrica em todo o País nos últimos anos. Outro fator importante são os resultados positivos obtidos em Chamadas Públicas de concessionárias de energia, nas quais os ganhos para a Força totalizam aproximadamente 14 milhões de reais.

Dois anos de CON ENERGIA

A data da reunião marcou também os dois anos do Projeto CON ENERGIA. Ao longo desse período, a iniciativa ganhou força na busca dos objetivos de redução de custos da MB com energia elétrica, criação de alternativas voltadas para o aprimoramento e execução de ações que insiram a Força em um ambiente de gestão inteligente e contemporânea de energia.

O ano de 2018 foi especial para o Projeto, que deu um importante passo com a assinatura de um Memorando de Entendimentos entre a MB e a instituição governamental alemã Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ). O documento teve como objetivo regular a conjugação de esforços na implementação de ações de eficiência energética e de energias renováveis em unidades da Marinha, com destaque inicial para a Base Aeronaval de São Pedro da Aldeia, onde se pretende instalar importantes projetos de eficiência energética e de uma usina de energia fotovoltaica.

Além disso, o CON ENERGIA ganhou o Prêmio “100 mais influentes da Energia 2018”, da Revista "Full Energy", na categoria Eficiência Energética. A solenidade homenageou executivos, empresários e personalidades que se destacaram em diferentes áreas do setor energético brasileiro ao longo do ano.