Operação Verão 2024 já inspecionou mais de 27 mil embarcações

  No primeiro mês da Operação Verão 2024, foram inspecionadas 27.218 embarcações pela Marinha do Brasil (MB), de acordo com os dados do Comando de Operações Navais. Dessas, 1.110 foram notificadas e 114 apreendidas. A operação teve seu início no dia 15 de dezembro de 2023 e segue até 29 de fevereiro deste ano. Vale destacar que em alguns Distritos Navais a operação ocorre também em outras datas ao longo do ano, em função das particularidades locais.

  Participam da Operação todas as Capitanias, Delegacias e Agências da MB, com um total de mais de 5 mil militares envolvidos. Já a área de atuação abrange hidrovias interiores, rios, lagos, canais, lagoas, baías, angras, enseadas e áreas marítimas consideradas abrigadas, distribuídas por todo o território nacional.

  A movimentação de embarcações no litoral e em águas interiores aumenta significativamente com a chegada do verão e das férias, motivo pelo qual a MB realiza essa operação anualmente, a fim de reforçar a segurança da navegação e orientar os tripulantes quanto a aspectos que não devem ser descuidados, como seguir as regras de navegação e prevenir a poluição ambiental por embarcações.

  Para isso, a Operação Verão conta com duas frentes: as inspeções navais e as palestras educativas, ambas realizadas pelos Agentes da Autoridade Marítima. Nas primeiras, são verificados pontos importantes, como a lotação da embarcação, a habilitação do condutor e o material de salvatagem. Além disso, os condutores estão sendo orientados sobre a utilização do NAVSEG, aplicativo que permite o monitoramento das embarcações em tempo real pela Marinha. Já as palestras educativas são realizadas em clubes náuticos, marinas e colônias de pescadores. Nelas, também é ressaltada a importância do NAVSEG para tornar as navegações mais seguras.

  A ferramenta foi lançada em setembro do ano passado e já foi utilizada por mais de 8 mil condutores  de embarcações de pequeno e médio portes, de pesca ou turismo náutico, ou mesmo de transporte de passageiros e cargas. O aplicativo está disponível tanto para sistemas Android quanto Iphone (iOS), oferecendo mais praticidade e segurança a condutores e passageiros que navegam em todo o território nacional.

Balanço dos últimos anos
  Desde a edição 2021 da Operação Verão, mais de 300 mil embarcações foram vistoriadas, com um aumento gradativo a cada ano, conforme o infográfico abaixo. Já a quantidade de embarcações apreendidas no ano passado foi a menor dos últimos três anos.

Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.marinha.mil.br/agenciadenoticias/