CON participa do Ciclo de Palestras da Esquadra com palestra sobre a pirataria no "Chifre da África"

  No dia 10 de julho, o Comando de Operações Navais, por intermédio do Encarregado da Divisão de Operações Conjuntas e Planejamento, Capitão de Fragata Alexandre Lopes Vianna de Souza, proferiu uma palestra sobre o Combate à Pirataria Marítima, mais especificamente a praticada na região conhecida como Chifre da África, no auditório do Centro de Adestramento Almirante Marques de Leão (CAAML).

  A apresentação fez parte do Ciclo de Palestras que compõe o Plano Geral de Adestramento da Esquadra (PGAD) que, anualmente, aborda conteúdos de interesse para os militares das Organizações Militares subordinadas ao Comando em Chefe da Esquadra (ComemCh). Na ocasião, estiveram presentes Comandantes da 1ª e 2ª Divisões (ComDiv-1 e ComDiv-2), Comandantes de navios e demais Oficiais dos meios da Esquadra.

  As experiências vividas pelo CF Lopes Vianna durante sua participação como Oficial de Ligação do Brasil na Command Maritime Force (CMF), no Bahrein - pequeno país insular do Golfo Pérsico - transmitiram ao público o panorama sobre as características da pirataria no continente Africano, a área de atuação das Forças Multinacionais e as ações de prevenção e combate ao ato naquela região.