Projetos Sociais Interdisciplinares

1. Projeto "Assistência Educacional"

     Considerando que as despesas com material escolar, no início do ano letivo, oneram o orçamento do militar e servidor civil, principalmente os que tem mais de um dependente, em idade escolar, fez-se necessário a implementação deste projeto, que visa proporcionar apoio de material escolar ao servidores civis, militares e seus dependentes, de acordo com as normas do Programa de Assistência Educacional.

 

2. Projeto de Atendimento à Pessoa Portadora de Necessidades Especiais

     O projeto visa assegurar aos portadoresde necessidades especiais, acima de 5 anos, dependentes de militares e servidores civis, residentes na área de abrangência deste N-SAIPM, uma ampla assistência em modalidades terapêuticas específicas, mediante o credenciamento de clínicas especializadas.

 

3. Projeto de Prevenir e Cuidar

     O N-SAIPM/ComForAerNav desenvolve, desde 1998, o Programa de Prevenção à Dependência Química, por meio de palestras socioeducativas.

 

4. Projeto Colônia de Férias

     Realizado sempre no mês de janeiro, tem como público-alvo dependentes de militares e servidores civis, entre cinco a doze anos. Diversas atividades são desenvolvidas, incluindo uma gincana com competições, brincadeiras ao ar livre, visita às Organizações Militares e ao Museu da Aviação Naval, além do concurso de redação para as crianças de nove a doze anos.

 

5. Projeto "Economia Doméstica"

     Tendo em vista o elevado número de famílias em desequilíbrio financeiro, este projeto vem sinalizar a importância de um processo de aprendizagem no âmbito familiar que esteja associada a uma educação no seu sentido mais amplo, envolvendo diversas vertentes da vida do indivíduo, como valores, crenças, atitudes comportamentais, formas de pensar e agir. Para isso, o N-SAIPM desenvolve várias atividades ao longo do ano.

 

6. Orientação de Pais

     O objetivo desse projeto é orientar aos pais quanto aos bons comportamentos esperados das crianças, bem como proporcionar uma melhor qualidade de vida e bem-estar a elas, incentivando os bons tratos e um tempo de contato com qualidade. Público-alvo: militares, servidores civis e seus dependentes, que tem filhos entre cinco e nove anos.

 

7. Projeto "Orientação Vocacional"

     Este projeto tem como objetivo apresentar um programa de orientação vocacional para estudantes do ensino médio, dependentes de militares e servidores civis, a ser desenvolvido no N-SAIPM, visando identificar o perfil vocacional e desenvolver a capacidade do adolescente decidir, de forma mais embasada e pessoal, o seu futuro profissional e escolar.

 

8. Projeto "Quebrando o Silêncio"

     O referido projeto destina-se à prevenção e o atendimento social, psicológico e jurídico às mulheres, com vistas a romper com o ciclo da violência doméstica contra mulher.

 

9. Projeto de Reserva com Qualidade

     O objetivo deste projeto é desenvolver as potencialidades dos militares e servidores civis que estão próximos de irem para a reserva ou de se aposentarem, para atuação em um contexto social em transformação, permitindo a reinserção na vida social e familiar ao romper o vínculo com a ocupação anterior.