Outros Programas

 

OUTROS PROGRAMAS

     A equipe do NAS/ComForAerNav também desenvolve outros Programas sociais direcionados para a ampliação da qualidade de vida da Família Aeronaval.


PROGRAMA QUALIDADE DE VIDA

     O Programa é desenvolvido por meio de palestras e atividades socioeducativas, como oficinas e rodas de conversa, proporcionando aos militares e servidores civis, a abordagem de diversos temas de interesse possibilitando o trabalho preventivo e a ampliação do conhecimento sobre os diversos assuntos. As principais temáticas abordadas são:

     Gerenciamento do estresse; Uso e Abuso de álcool e outras drogas; Prevenção ao Suicídio; Equidade de Sexo; e Saúde Mental.

 

PROGRAMA DE QUALIDADE DE VIDA - Projeto Reserva com Qualidade

     Desenvolve atividades socioeducativas, por meio de atividades de sensibilização, dinâmica de grupo, palestras e oficinas visando a orientação de militares e servidores civis que estejam a 2 (dois) anos da transferência para a Reserva.

 

PROGRAMA DE ATENDIMENTO EM MISSÕES

     Realiza entrevistas de Preparação e Apoio Psicossocial, aos militares e seus familiares, analisando situações que podem gerar dificuldades para a família, durante o período de afastamento do militar em Missões superiores a 60 dias. As solicitações de agendamentos de entrevistas para Missões deve ser feito por mensagem e o militar deve comparecer na data agendada acompanhado, obrigatoriamente, de um familiar maior de 18 anos.

 

 

 


 

PROGRAMA DE ATENDIMENTO ESPECIAL - PESSOA COM DEFICIÊNCIA

     O Programa de Atendimento Especial tem como propósito contribuir para a conquista da autonomia e da capacidade física, mental, social bem como para a inclusão social de dependentes de militares e Servidores Civis com deficiências da Marinha do Brasil, por meio do acesso a serviços de habilitação e de reabilitação de qualidade. Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

     Quanto ao desenvolvimento do Programa, observa-se o seguinte:

     a) o programa se destina ao atendimento de dependentes de militares e Servidores Civis, com deficiência, que estejam oficialmente instituídos na MB, com idade igual ou superior a três anos;

     b) o acesso ao programa dar-se-á a partir da avaliação do Grupo de Avaliação e Acompanhamento de Pacientes do Programa de Atendimento Especial (GAAPE), que indicará as modalidades terapêuticas necessárias, seu regime e frequência, além das instituições mais apropriadas a desenvolvê-las para escolha da família;

     c) o atendimento ao usuário com deficiência será realizado por instituições especializadas, públicas ou privadas, credenciadas pelo NAS;

     d) o PAE configura uma ação da Assistência Social, portanto, sua execução (ingresso, início, continuidade e término do tratamento) depende da existência de recursos financeiros; e

     e) o programa poderá sofrer alterações, a qualquer tempo, por decisão da Administração Naval e o ingresso do usuário no programa dependerá da disponibilidade de recursos para cada exercício, mesmo quando houver indicação pelo GAAPE.

 

PROGRAMA DE ATENDIMENTO AO IDOSO

     Promove a qualidade de vida de militares, servidores civis, pensionistas e seus dependentes, com idade igual ou superior a 60 anos, por meio de atividades socioeducativas com vistas ao envelhecimento ativo e saudável e à proteção social.

     O militar/servidor civil interessado deverá agendar atendimento no Núcleo.


 


 


Para mais informações ligue: 22 2621-4154 – Sistelma 8117-4154