Comandante da Força Aeronaval visita as instalações do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte

 

No dia 21 de julho, aproveitando o período em que exerceu a função de Chefe do Estado-Maior do Comando Conjunto Norte da Operação COVID-19, em Belém (PA), o Comandante da Força Aeronaval visitou as instalações do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41), que é a mais nova Unidade Aérea da Marinha do Brasil (MB).

O EsqdHU-41 foi criado em 20 de maio de 2019, com o propósito de prover meios aéreos em apoio às unidades de superfície e de tropa e às demais Organizações Militares da MB, ampliando, assim, o Poder Naval na região da Amazônia Oriental. Esta importante e estratégica Organização Militar foi ativada em 29 de outubro de 2019.

Desde sua ativação, o Esquadrão já participou de relevantes operações, como por exemplo, Garantia da Lei e da Ordem (GLO); Verde Brasil 1 e 2; Ações Cívico Sociais (ACISO); “Amazônia Azul – Mar Limpo é Vida”; adestramento de Operações “Ribeirinhas” - ADERIB 2020; e  Operação Conjunta COVID-19; dentre outras atribuições afetas à missão do Comando do 4º Distrito Naval.