Assistência Social, Psicológica e Jurídica

 

SOBRE AS ASSISTÊNCIAS

ASSISTÊNCIA DE SERVIÇO SOCIAL

     A Assistência de Serviço Social trata-se de uma atividade técnica voltada para a orientação dos indivíduos com o propósito de viabilizar os direitos de cidadania e garantir o acesso aos Programas Sociais existentes na Marinha e também Extra-Marinha. O trabalho do assistente social tem caráter essencialmente socioeducativo e procura responder as demandas das pessoas, além de assegurar melhores condições de vida. Para tanto o Serviço Social se operacionaliza por meio do atendimento, acompanhamento social e avaliação social, utilizando-se de instrumentos específicos da profissão.

 

ASSISTÊNCIA PSICOLÓGICA

     A Assistência Psicológica tem como estratégia prioritária o atendimento em prol da prevenção e da qualidade de vida, com o emprego de técnicas individuais ou coletivas, visando evitar ou minimizar o surgimento de conflitos emocionais. O atendimento psicológico poderá ser realizado por meio de orientação ou intervenções de caráter breve. Os casos que, por ventura, necessitarem de um acompanhamento prolongado serão encaminhados para as Organizações Militares Hospitalares ou Ambulatoriais ou, ainda, instituições extra-MB.

Registra-se que o psicólogo do NAS não possui atribuição de ser perito ou Avaliador para casos de inspeção de saúde, seleção psicológica ou exame de sanidade mental. Não cabe, portanto, a realização de avaliações especializadas que visem documentos de caráter seletivo, investigativo, pericial e/ou realização de psicodiagnóstico, sendo vedado a este profissional a elaboração de atestados, relatórios ou laudos psicológicos.

 

 ASSISTÊNCIA JURÍDICA

    A Assistência jurídica trata-se de uma atividade técnica que tem o propósito de oferecer orientação jurídica para esclarecimento de direitos e deveres nas diversas áreas. Também lhe compete mediar a composição amigável dos conflitos de interesse expostos pelos usuários, por meio do aconselhamento jurídico e encaminhar os casos que necessitem de representação judicial.