GREPD

HISTÓRICO

         A Flotilha de Mato Grosso recebeu, em 1955, 04 (quatro) EDVP e, em 1970, 04 (quatro) Lanchas-Patrulha (LPPN-10). As embarcações foram distribuídas entre os navios e as Lanchas ficaram diretamente subordinadas ao Comando da Flotilha de Mato Grosso. As primeiras embarcações que foram recebidas para compor o Grupo de Desembarque ficaram sob a responsabilidade dos Comandantes dos Navios, permanecendo atracadas a contrabordo dos mesmos. Em 1972, com o agrupamento das embarcações, iniciou-se a atuação do Grupo de Embarcações de Patrulha e Desembarque da Flotilha de Mato Grosso, como um adendo do ComFlotMT, tendo como primeiro Encarregado, o Comandante do NT Potengi (CT Gustavo Benttenmuller Medeiros Pereira). Desde então, exerceram a função de Encarregado diversos oficiais, ainda que na condição de função colateral.

          A partir de 1974, o Grupo de Embarcações de Patrulha e Desembarque foi instalado oficialmente no local onde permanece até hoje, ou seja, em um prédio existente na Praça Marcílio Dias, ao lado do prédio do ComFlotMT.

          Em 29/09/1979 recebeu do Comando de Operações Navais (CON) o código de Organização Militar (OM) e, em 13/02/1985, é criado oficialmente o Grupo de Embarcações de Patrulha e Desembarque (GrPDE), com a missão de apoiar os Navios da Flotilha de Mato Grosso, quando em operações de ACISO, Patrulha Fluvial, Apoio Logístico às Unidades do Exército Brasileiro e nas Operações Ribeirinhas, tendo sido nomeado como primeiro Encarregado, o 1T (QC-CA) Cesario de Pieri Junior.

         Atualmente o GrEPD conta com uma Embarcação de Apoio Fluvial (EApFlu) GrEPD-01 e seis EDVP.