Editar Notícia Hospital de Campanha da Marinha no RS já atendeu mais de 3.800 pacientes

 

O Hospital de Campanha (HCamp) da Marinha do Brasil (MB) já contabiliza mais de 3.800 atendimentos à população do Rio Grande do Sul afetada pelas enchentes. Inicialmente, a estrutura foi montada em Guaíba (RS), com mais de  3.000 atendimentos realizados. Posteriormente, o hospital foi deslocado para Rio Grande, onde continua apoiando a população. Apenas na última quarta-feira (12), o HCamp realizou 81 atendimentos médicos, psicológicos e de assistência social. Além do impacto positivo na vida dos pacientes, a presença do Hospital contribui para aliviar os serviços de saúde locais, sobrecarregados devido à situação de emergência. 

 

A Primeiro-Tenente (Cirurgiã-Dentista) Julia Honorato Carvalho explica que a maioria dos pacientes atendidos apresenta sintomas de infecções respiratórias. “Esses sintomas são muito comuns nessa época mais fria do ano, havendo ainda uma tendência de aumento dos casos por conta da elevada umidade da região”.

 

Os militares da MB escolheram o bairro Parque Marinha, em Rio Grande, para montar o HCamp e fornecer atendimento médico emergencial aos moradores afetados. Desde a inauguração, o hospital tem sido um ponto de apoio para a comunidade local. Uma das pacientes atendidas, Merione Freitas Peres, de 60 anos, compartilhou que nunca havia tido contato com um hospital de campanha. "A gente vê na televisão, acompanha, mas ser atendida foi a primeira vez. Já fiz meus exames e agora estou trazendo os resultados. Maravilhoso!", comemorou.

 

Operação “Taquari 2”

Com 90% do Rio Grande do Sul atingido pelas fortes chuvas, militares da Marinha continuam apoiando, ativamente, a Defesa Civil nos esforços de reconstrução no estado, atuando na desobstrução de vias e na revitalização de escolas públicas. Uma Força-Tarefa de apoio humanitário, composta por 200 Fuzileiros Navais e 40 viaturas, além de equipamentos, maquinários e materiais, está envolvida nesse trabalho. Em Guaíba, os Fuzileiros Navais continuam trabalhando na reconstrução de escolas, removendo lixo e entulho, limpando espaços, higienizando, e realizando manutenção e reparos elétricos, de carpintaria, metalurgia, pintura e obras em geral. As atividades começaram na Escola Municipal de Santa Rita, a maior de Guaíba, que atende quase dois mil alunos e foi entregue no início deste mês.

 

Confira o apoio da Marinha em números:

Fonte: Agência Marinha de Notícias
Acesse: https://www.agencia.marinha.mil.br/