Rede Tática de Dados II - CASOP

RTD II.png

 

O sistema RTD II foi desenvolvido com a finalidade de modernizar a Rede Tática de Dados (RTD), inserindo novas funcionalidades e capacidades com o objetivo de se adequar aos novos padrões tecnológicos e atender aos novos requisitos de integração com os sistemas navais.

Quanto ao emprego, a RTD II pode ser utilizada para coordenação e troca de informações entre o Oficial de Comando Tático (OCT) e os meios de uma força naval, por meio de um tráfego rápido de mensagens de texto livre entre os COC, à semelhança de um chat. Outras aplicações relevantes consistem no tráfego de informações administrativas que demande maior rapidez, bem como no envio de mensagens relacionadas à coordenação, preparação e avaliação de exercícios operativos.

Pela rede também fluem informações da cinemática dos meios que estão operando em comissão por meio da integração com o CISNE ou SAETE-AN. Com isso, é possível a plotagem automática dos navios de uma comissão, em uma apresentação sintética.

Destaca-se que a RTD II é uma rede livre e guarnecida pelo OCT e por todas as unidades componentes da força naval, devendo observar as formalidades e procedimentos das demais redes, conforme previsto nas publicações normativas da MB.