Aviso Hidroceanográfico Fluvial Rio Solimões realiza sondagem nos rios Negro e Branco

Atividades de sondagem permitirão confecção de documentos cartográficos

 

  • O Aviso Hidroceanográfico Fluvial Rio Solimões, subordinado ao Centro de Hidrografia e Navegação do Noroeste (CHN-9), está realizando atividades de sondagem no Rio Branco, nas proximidades da cidade de Caracaraí (RR), em cumprimento ao III Plano Cartográfico Náutico Brasileiro (III PCNB). A comissão compreende também a sondagem na confluência entre os rios Negro e Branco, em atendimento ao Programa Pro Amazônia Azul. O navio partiu de Manaus (AM), no dia 1° de junho, dando início à comissão que seguirá até 15 de julho.

  • Os Levantamentos Hidrográficos (LH) realizados pela Marinha do Brasil (MB) no rio Branco gerarão subsídios para a confecção de documentos cartográficos, em cumprimento ao III PCNB, contribuindo para o estabelecimento de uma rota segura às embarcações devido às alterações constantes de batimetria e das margens dos rios na região Amazônica.

  • A realização da sondagem permite o conhecimento das características do rio e reforça o compromisso da Marinha de estar presente nos locais mais longínquos da Amazônia Brasileira. A ação contribuirá para o desenvolvimento socioeconômico e de infraestrutura dos municípios e cidades da área, como Santa Maria do Boiaçu e Caracaraí, facilitando as relações comerciais por via fluvial dessas cidades com outros estados e, até mesmo, com outros países, possibilitando a geração de emprego e renda para a população local.

  • Os LH realizados pelos meios subordinados ao CHN-9 constituem um trabalho técnico, de alta complexidade, que contribuem para o aumento da segurança da navegação e desenvolvimento econômico da Amazônia Ocidental.