Navio de Assistência Hospitalar Soares de Meirelles presta atendimento em comunidades ribeirinhas na Ilha do Marajó (PA)

Paciente realizando mamografia a bordo do NAsH Soares de Meirelles

 

  • Entre os dias 18 e 28 de outubro, o Navio de Assistência Hospitalar Soares de Meirelles, subordinado ao Comando da Flotilha do Amazonas, prestou atendimento médico e odontológico nas cidades de Breves, Melgaço, Portel e Antônio Lemos, na Ilha do Marajó (PA), em alusão à campanha “Outubro Rosa” dedicada a prevenção e tratamento de doenças comuns ao sexo feminino.

  • Durante os atendimentos foram realizados exames laboratoriais, preventivos e mamografia, além da colocação de Dispositivo Intra Uterino (DIU). Todos os procedimentos foram realizados a bordo do navio, por equipe médica e de saúde da Marinha do Brasil e do Ministério da Saúde. “Na minha comunidade não tem hospital e tem um tempo que não faço acompanhamento médico. Com o navio aqui consigo realizar todos os exames que preciso, eles nos atendem muito bem”, disse Maria Lúcia de 78 anos, moradora da Ilha. A campanha busca a conscientização das pessoas, principalmente mulheres, a respeito da importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do colo de útero.

  • Ao todo, foram realizados mais de mil atendimentos médicos, 166 odontológicos, 158 cirurgias realizadas, 40 colposcopia, 272 preventivos e oito biópsias, além da distribuição de mais de 41 mil medicamentos.

 

Atendimento sendo realizado em um dos consultórios do navio