Pular para o conteúdo principal

Breadcrumbs

  • Publicado em 19/05/2026 - 13:04
  • Atualizado em 19/05/2026 - 13:06
Compartilhe:

Comando Conjunto Harpia realiza ações para incrementar a segurança da navegação no interior do Amazonas


 

Além das ações militares de patrulhamento e combate aos crimes ambientais e transfronteiriços na Operação Ágata Amazônia 2026, o Comando Conjunto Harpia também realizou, por meio da Força Naval Componente, ações sociais nos municípios ao longo do Rio Negro. 

Em Santa Isabel do Rio Negro (AM) e Barcelos (AM), militares da Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) realizaram o Projeto “Capitania Itinerante” promovendo ações de fiscalização e serviços de regularização documental de condutores. Foram realizados serviços de revalidação, renovação, entrega e emissão de 2ª via de Caderneta de Inscrição e Registro (CIR); serviços de renovação e 2º via de Arrais Amador; e serviços de inscrição de embarcações miúdas. Também foram realizadas orientações e palestras sobre o uso correto de equipamentos de salvatagem.

Iniciativas como a “Capitania Itinerante” ampliam o acesso da população que vive no interior aos serviços ofertados pela CFAOC e contribuem diretamente no incremento da segurança da navegação e a salvaguarda da vida humana na região.

Em Santa Isabel do Rio Negro, foi realizada a cerimônia de formatura do curso de Formação de Aquaviários de Marinheiro Auxiliar Fluvial de Convés e Máquinas (CFAQ-MAF/MMA). O curso profissionalizante formou 39 aquaviários que atuarão nas embarcações que navegam no Rio Negro e outras hidrovias da Amazônia. A ação foi realizada em parceria com a Câmara Municipal de Santa Isabel do Rio Negro.

A formação das comunidades indígenas e ribeirinhas, por meio do Ensino Profissional Marítimo, se insere em um esforço da Operação Ágata 2026 em levar cursos em localidades distantes. Esses cursos contribuem para o desenvolvimento socioeconômico das comunidades ribeirinhas, que dependem das vias fluviais para seu sustento e trabalho, promovendo inclusão social e gerando empregos.


Operação Ágata Amazônia

Operação Ágata Amazônia Coordenada pelo Ministério da Defesa e conduzida pelo Comando Conjunto Harpia, a Operação “Ágata Amazônia 2026” tem como objetivo intensificar a presença do Estado na região amazônica e apoiar o combate aos crimes transfronteiriços e ambientais. As Forças Armadas atuam em conjunto, com militares da Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira, com apoio de agências governamentais.

Portuguese, Brazil