Tripulantes dos navios estrangeiros da BRACOLPER participam da Semana da Pátria em Manaus

Desfile da representação peruana por ocasião da celebração da Independência do Brasil

 

Como parte dos eventos protocolares da Operação BRACOLPER 2018, as celebrações do 196º Aniversário da Independência do Brasil foram realizadas na cidade de Manaus, durante a Semana da Pátria. Estavam presentes o Vice-Almirante Carlos Alberto Matias, Comandante do 9º Distrito Naval – Marinha do Brasil; o Vice-Almirante Silvio Javier Alva Villamón, Comandante Geral de Operações da Amazônia e da Quinta Zona Naval – Marinha de Guerra do Peru; e o Contra-Almirante José Ricardo Hurtado Chacón, Comandante da Força Naval do Sul – Armada Nacional da República da Colômbia; e militares das Marinhas dos três países.

No período de 02 a 09 de setembro, durante a fase III da BRACOLPER, foram realizadas reuniões entre os Estados-Maiores das três Forças Navais, a fim de compartilharem experiências e sedimentarem os aprendizados dos exercícios realizados em todas as fases da Operação. Dentre os eventos realizados, destacam-se o exercício de tiro real pelos navios das três Marinhas, a celebração de uma Missa na Capela Nossa Senhora dos Navegantes, sediada no Complexo Naval do Rio Negro, e o desfile cívico-militar para celebrar a data nacional.

As fases I e II da Operação BRACOLPER (Brasil-Colômbia-Peru) foram realizadas em Letícia (Colômbia) e Iquitos (Peru) no mês de julho em datas que coincidiram com as comemorações das festas pátrias daqueles países e, assim como na fase III, ocorreram exercícios navais conjuntos e eventos protocolares para estreitar, ainda mais, os laços de amizade e confiança mútua entre as três Nações amigas.

 

 

Desfile da representação colombiana por ocasião da celebração da Independência do Brasil