1º Batalhão de Operações Ribeirinhas inaugura Pista de Liderança

Pista de Liderança "Operações Ribeirinhas" é inaugurada em Manaus

 

O 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas (1ºBtlOpRib) realizou, no dia 19 de junho de 2018, a inauguração da mais nova ferramenta instrucional batizada de Pista de Liderança "Operações Ribeirinhas", a primeira construída na Região Norte.

A Pista de Liderança é um compartimento construído de modo flexível e adaptável a diferentes atividades e cenários, unindo a prática e a objetividade, para somar ao aprendizado da arte de liderar, por parte tanto dos militares do 1ºBtlOpRib, quanto das tripulações das demais Organizações Militares Subordinadas ao Comando do 9º Distrito Naval e demais grupos de interesse.

A utilização consiste em cada destacamento, que pode variar de três a 10 militares, ser confrontado com situações específicas a serem resolvidas, forçando o militar que estiver na função de líder a tomar decisões rápidas e determinar tarefas, com base no seu treinamento e na sua experiência.

Todos os eventos são observados por controladores a partir de uma passarela elevada que possibilita a avaliação das atividades. Os grupos, compostos por até 50 militares, executam os eventos em sistema de rodízio. Ao final, em uma reunião de crítica, são comentados os aspectos relevantes de cada estação, bem como, do exercício em sua totalidade, sendo dada especial atenção a orientação aos militares que mostraram necessidade de desenvolver aspectos da liderança ou apresentaram dificuldades de trabalhar em equipe.

A Pista de Liderança é flexível e adaptável a diferentes atividades e cenários