NAsH Carlos Chagas e NPaFlu Amapá atendem comunidades indígenas às margens do Rio Javari

Médico realiza consulta pediátrica

 

O dia 26 de abril de 2018 marcou o segundo dia de atendimentos em saúde do Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Carlos Chagas e do Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) Amapá no Rio Javari.

Foram atendidas as comunidades indígenas de Tambaqui, Lago Tambaqui e Lago Grande, totalizando 50 atendimentos médicos, 35 atendimentos odontológicos, além da distribuição de medicamentos e kits de higiene pessoal.

A atuação da equipe de saúde enfrentou alguns desafios, entre eles o principal foi a linguagem. Muitos dos indígenas não compreendiam a língua portuguesa, sendo necessário superar o problema da comunicação para realizar o atendimento da melhor maneira possível. Além disso, cabe ressaltar o desafio de atender uma população com uma cultura singular.

Os atendimentos evidenciam alguns problemas enfrentados pelos ribeirinhos da Amazônia, como a falta de saneamento e de água própria para o consumo, o que resulta em parasitoses intestinais; feridas de pele devido aos insetos e às precárias condições de higiene, que também resultam em grande quantidade de problemas dentários. Além disso, foram diagnosticados casos de hepatite, hipovitaminose e desnutrição, o que deixa nítida a necessidade de manter a assistência nessas populações de forma cada vez mais contínua e efetiva.

 

Moradores aguardam consulta odontológica