NHoFlu Rio Branco realiza Levantamento Hidrográfico nos Rios Javari e Solimões

NHoFlu Rio Branco realiza LH nos Rios Javari e Solimões

 

Sob a coordenação do Serviço de Sinalização Náutica do Noroeste (SSN-9), o Navio Hidroceanográfico Fluvial (NHoFlu) Rio Branco realizou Levantamento Hidrográfico (LH) nos Rios Javari e Solimões, com o propósito de gerar subsídios para o III Plano Cartográfico Náutico Brasileiro e contribuir para a atualização cartográfica dos rios da bacia amazônica.

O NHoFlu Rio Branco realizou o LH por meio de batimetria monofeixe, no período de 30 de março a 11 de abril de 2018, entre a foz do Rio Curaça, afluente da margem direita, e a foz do Rio Javari, próxima à cidade de Benjamin Constant, no Amazonas, em uma extensão próxima de 200 milhas náuticas e incluiu dados fluviométricos, topográficos e geodésicos.

Durante o LH, também foi realizada a batimetria multifeixe, no período de 23 a 29 de março, entre a milhagem 4 do Rio Javari, nas proximidades da ilha Islândia, e a milhagem 853 do Rio Solimões, entre as ilhas Cleto e Aramaçá, demarcando o canal de acesso ao Rio Javari pelo Rio Solimões. Utilizou-se, nessa sondagem, o equipamento Ecobatímetro EM2040C, a primeira realizada pelo SSN-9 em uma comissão operativa, representando um significativo marco para a melhoria da qualidade das informações representadas nas cartas náuticas da região amazônica.

Os dados de sondagem coletados encontram-se em análise no SSN-9 e servirão de subsídios para o planejamento de futuras operações navais na região da Amazônia Ocidental e contribuirão para o incremento da segurança da navegação nos referidos trechos dos Rios Solimões e Javari.

 

Trecho da sondagem batimétrica multifeixe no Rio Javari

Trecho da sondagem batimétrica monofeixe no Rio Javari