1ºBtlOpRib adquire Lancha Aruanã

Assinatura do contrato para aquisição da Lancha Multipropósito Aruanã

Como parte do projeto de substituição das Embarcações de Transporte de Tropa (ETT) por Lanchas de Combate com maior capacidade operacional, algumas embarcações foram avaliadas desde 2015, culminando com a obtenção de uma Lancha Multipropósito Aruanã, projetada pela empresa GESPI Indústria e Comércio de Equipamentos Aeronáuticos S/A.

O 1oBatalhão de Operações Ribeirinhas (1oBtlOpRib) recebeu um protótipo para realizar testes e apontar possibilidades de melhorias no projeto original, o que foi realizado por mais de um ano. Tal período de experiência possibilitou a sugestão de 39alterações que possibilitarão um incremento considerável no poder de combate, na segurança e conforto da tripulação e da tropa embarcada e na capacidade de apoio logístico ao meio. A lancha Aruanã atendeu satisfatoriamente aos requisitos

operativos inicialmente estabelecidos pela Marinha do Brasil.

O contrato para construção de mais uma unidade foi assinado em 16 de março de 2018 pelo representante da empresa, João Batista Mesquita Scarparo, e pelo Comandante do 1ºBtlOpRib, Capitão de Fragata (FN) Marcelo Mendes e será financiado com recursos do Projeto Calha Norte do Ministério da Defesa. Essa primeira unidade, que incorporará as modificações sugeridas, será entregue em setembro de 2018.

Protótipo da Lancha Multipropósito Aruanã durante teste