Agência Fluvial de Itacoatiara realiza Curso de Formação de Aquaviários na comunidade ribeirinha do Axinim

Cerimônia de entrega das CIR na comunidade ribeirinha de Axinim

 

A Agência Fluvial de Itacoatiara realizou a cerimônia de entrega de Cadernetas de Inscrição e Registro (CIR), no dia 22 de fevereiro de 2018, na comunidade ribeirinha de Axinin, município de Borba (AM), referente ao Curso de Formação de Aquaviários para Marinheiros Fluviais Auxiliares de Convés e Máquinas (CFAQ-II N1 C/M).

O curso é destinado a qualificar a população local a exercer a atividade profissional como Aquaviários do 2º Grupo – Fluviários, sendo concebido para atender a necessidade de habilitar tripulantes para embarcações com propulsão de pequeno e médio porte, empregadas na navegação interior da região do Rio Madeira.

Durante o curso foram ministradas aulas de navegação, manobras da embarcação, construção de embarcações fluviais, estabilidade, manuseio de cargas, primeiros socorros, motor propulsor, sistemas auxiliares e legislação.

A formação de 30 novos aquaviários pela Agência representa a oportunidade de profissionalizar os ribeirinhos, inserindo-os no mercado de trabalho e contribui para o desenvolvimento socioeconômico desta importante região do Estado do Amazonas.

O Agente Fluvial de Itacoatiara entregando CIR e Certificado a um dos alunos.