AvHoFlu “Rio Solimões” e “Rio Negro” realizam Levantamento Hidrográfico no Rio Solimões

 

Os Avisos Hidroceanográficos Fluviais Rio Negro (H15) e Rio Solimões (H14).

 

O Serviço de Sinalização Náutica do Noroeste (SSN-9), por meio dos Avisos Hidroceanográficos Fluviais (AvHoFlu) “Rio Solimões” e “Rio Negro”, realizou um Levantamento Hidrográfico (LH) no Rio Solimões com o propósito de gerar subsídios para o III Plano Cartográfico Náutico Brasileiro e contribuir para a atualização cartográfica dos rios da bacia amazônica.

O AvHoFlu “Rio Solimões” realizou o LH no período de 11 de outubro a 22 de novembro de 2017 entre as cidades de Tefé e Fonte Boa, no Amazonas, numa extensão de mais de 150 milhas náuticas e contemplou dados batimétricos monofeixe, fluviométricos, topográficos e geodésicos.

No período de 10 de outubro a 28 de novembro de 2017, o AvHoFlu “Rio Negro” realizou o LH entre as proximidades da Ilha das Onças e a cidade de Fonte Boa. Durante a comissão, foram realizados trabalhos de Batimetria, Topografia e Geodésia e sinalização náutica. Uma área de 490 Km² foi sondada, totalizando 132 milhas de distância, entre canais principais e paranás.

Os dados de sondagem coletados encontram-se em análise no SSN-9 e servirão de subsídios para o planejamento de futuras operações navais na região da Amazônia Ocidental e contribuirão para o incremento da segurança da navegação nos referidos trechos do Rio Solimões.

 

Folha de Bordo produzida pelo AvHoFlu Rio Solimões representando o trabalho realizado no Plano

Cartográfico da Cidade de Tefé