Livro “A Marinha na Amazônia Ocidental” é lançado em Manaus

O livro "A Marinha na Amazônia Ocidental", obra organizada pelo Vice-Almirante (RM1) Domingos Savio Almeida Nogueira, foi lançado, no dia 21 de março de 2017, no Auditório Dr. Gilberto Mendes de Azevedo, na Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (FIEAM), em Manaus.

O Diretor da Procuradoria Especial da Marinha e ex-Comandante do 9º Distrito Naval no período de 2013 a 2015, Vice-Almirante (RM1) Savio, espera que a obra contribua para o conhecimento sobre a Amazônia e a atuação da Marinha na região. “A Amazônia é um bem não somente do Brasil, mas, da humanidade, e nós precisamos cuidar dela. O livro termina com a frase: ‘...ao reconhecermos a importância estratégica de uma região tão peculiar como a Amazônia, tornar-se-á espontânea a compreensão da importância de uma embarcação qualquer para a região e, nesta esteira, de quão essencial se faz a presença de nossa Marinha, cumprindo seu papel de irrigadora de recursos na economia do País’ ”, destacou.

Para o Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Luís Antônio Rodrigues Hecht, “é uma obra valiosa, que retrata a imponente e exuberante Amazônia e seus contrastes, assim como os rios como parte indissociável desse cenário, comandando a vida das comunidades locais e o papel fundamental da Marinha nesse ambiente como elemento expoente na defesa e na contribuição ao desenvolvimento dessa singular região”, ressaltou.

De acordo com o Presidente da FIEAM, Sr. Antonio Carlos da Silva, a iniciativa do lançamento do livro foi apoiada desde o início pela Federação das Indústrias. “Hoje, nós temos a felicidade de fazer a apresentação do livro ‘A Marinha na Amazônia Ocidental’. Apoiamos as iniciativas que trazem o desenvolvimento da região amazônica”, afirmou.

O livro contribuirá para propagar o papel da Marinha do Brasil na Amazônia Ocidental e sedimentar ideias que sustentem, cada vez mais, os esforços da Força Naval em prol da implantação de hidrovias seguras na Amazônia com o aproveitamento adequado das vias de navegação.

Além da participação do Vice-Almirante Hecht, do Vice-Almirante Savio e do Sr. Antonio Silva, o evento contou com a presença: do Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Geraldo Antonio Miotto; do Comandante do 2º Grupamento de Engenharia (2ª Ge), General de Brigada Paulo Roberto Viana Rabelo; do Secretário de Estado de Segurança Pública, Sérgio Lúcio Mar dos Santos Fontes, representando o Governo do Estado do Amazonas; do Corregedor-Ouvidor, Deputado Estadual Carlos Alberto Almeida, representando a Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas; do Vereador Felipe Souza, representando a Prefeitura Municipal de Manaus; do Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região, em exercício, Doutor Jorge Álvaro; representantes dos Consulados; empresários; Soamarinos; militares do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira; Titulares das OM e convidados civis.

Autoridades locais presentes no lançamento do livro "A Marinha na Amazônia Ocidental"

Vice-Almirante Savio e Vice-Almirante Hecht durante lançamento do livro