Com9ºDN inicia mutirão de combate ao mosquito Aedes Aegypti

A primeira etapa da campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti, realizada pelo Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), iniciou, no dia 29 de janeiro de 2016, com um mutirão para eliminar focos de proliferação do mosquito em todas suas Organizações Militares (OM) subordinadas localizadas: no Amazonas, em Manaus, Tabatinga, Parintins, Boca do Acre, Tefé, Eirunepé, Itacoatiara e Humaitá; em Rondônia, em Porto Velho e Guajará-Mirim; e no Acre, em Cruzeiro do Sul.

A iniciativa do mutirão nas áreas internas das OM segue até o dia 4 de fevereiro. Estão sendo eliminados recipientes como copos descartáveis, garrafas pet, pneus, além do cuidado redobrado com as caixas d'água, viaturas, ralos, boeiros, tonéis, entre outros recipientes que podem ser criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya, Zika Vírus e Febre Amarela.

Segundo o Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Wagner Lopes de Moares Zamith, que acompanhou o mutirão realizado pela Capitania Fluvial de Tabatinga (CFT), os militares do Com9ºDN estão comprometidos com a causa para afastar o perigo das doenças. “Estamos em uma ação integrada e simultânea para combater a proliferação do mosquito. É uma ação de cidadania e saúde pública muito importante para a sociedade”, afirmou.

As Vilas Navais Buriti e Humaitá, em Manaus, também serão alvo da campanha, iniciada no dia 29 e que prosseguirá até o dia 4 de fevereiro.

A segunda fase da campanha será no dia 13 de fevereiro, com a mobilização de militares das Forças Armadas em todo país. No período de 15 a 18 de fevereiro, haverá a etapa de visitas domiciliares, uma ação coordenada pelo Ministério da Saúde. Há ainda a previsão de uma etapa final nas escolas, com o propósito de conscientizar crianças e adolescentes sobre como evitar a proliferação do mosquito transmissor.

 

 

Militares na busca por focos do mosquito Aedes Aegypti na ENRN

 

 

Marinheiros do Com9ºDN retiram recipientes das margens do Rio Negro, nos arredores do Comando.