A Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) informa que estão abertas as inscrições, para o Exame de Capitão-Amador, até o dia 12 de fevereiro de 2016. O exame será aplicado no dia 27 de abril do corrente ano, às 14h (horário de Brasília). Em Manaus, a prova terá início às 13h (horário local) e será realizada na CFAOC, localizada na Rua Frei José dos Inocentes, n° 36, Centro.
O exame para a categoria de Capitão-Amador também poderá ser solicitado pelo candidato, por meio de requerimento, às Organizações Militares da Marinha do Brasil localizadas nos seguintes Municípios e Estados: CFAOC (Manaus-AM); Capitania Fluvial de Tabatinga (CFT) em Tabatinga – AM; Delegacia Fluvial em Porto Velho-RO; Agência Fluvial em Itacoatiara-AM; Parintins-AM; Humaitá-AM; Guajará Mirim-RO; Tefé-AM; Eirunepé-AM; Boca do Acre-AM; e Cruzeiro do Sul-AC. A cópia autenticada da Carteira de Habilitação de Mestre-Amador deverá ser anexada ao pedido do exame.
Procedimentos para o Exame:
a) O exame terá uma prova escrita, com a duração máxima de quatro (4) horas;
b) A prova constará questões práticas e teóricas, que serão elaboradas pelo Centro de Instrução Almirante Graça Aranha - CIAGA, segundo orientação da Diretoria de Portos e Costas (DPC);
c) A nota final da prova será o somatório dos pontos obtidos nas diversas questões, num total máximo de (10) pontos;
d) Será considerado aprovado o candidato que alcançar um percentual mínimo de acerto igual a 50% (cinquenta por cento);
e) O candidato deverá portar os seguintes documentos/materiais para a execução da prova:
1) protocolo da inscrição;
2) carteira de identidade;
3) Almanaque Náutico Brasileiro (ano corrente do exame);
4) Tábuas das Marés (ano corrente do exame);
5) Material de desenho: lápis preto ou lapiseira, régua paralela e/ou um par de esquadros, compasso e borracha para desenho; e
6) caneta esferográfica azul ou preta.
f) Pedidos de vista de prova devem ser endereçados ao Comandante do Centro de Instrução Almirante Graça Aranha, até trinta dias após a data da divulgação dos resultados.
g) O candidato poderá se submeter a novo exame, caso seja reprovado, mediante nova inscrição e pagamento da respectiva taxa.