Marinha do Brasil participa da formatura de apresentação das tropas e meios operacionais para os Jogos Olímpicos 2016 em Manaus

Nesta quarta-feira, 26 de julho, o Centro de Coordenação de Defesa de Área Manaus (CCDA-Manaus) realizou, no Comando Militar da Amazônia (CMA), a formatura de apresentação das tropas e meios operacionais que atuarão nas ações de Segurança dos Jogos Olímpicos 2016, em Manaus, no Amazonas.

O evento teve o propósito de integração dos esforços de todas as Forças, Órgãos e Agências que participarão dos Jogos Olímpicos em Manaus, além de demonstrar as capacidades disponíveis.

De acordo com o Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Geraldo Antonio Miotto, “Estamos juntos na mesma trincheira, civis e militares, em uma competição olímpica que será vista em todo o planeta. 41 instituições que fizeram muitos exercícios em prol deste evento mundial e magnífico”, afirmou.

O Chefe do Estado-Maior do Comando do 9º Distrito Naval, Capitão de Mar e Guerra Ken Williams Schonfelder, ressaltou a estrutura que a Marinha do Brasil disponibilizará à segurança do evento. “A Marinha participa do monitoramento das estruturas estratégicas com a tropa de Fuzileiros Navais, do controle fluvial nas calhas dos rios por meio de Patrulhas Navais e Inspeções Navais, além de equipes de negociação trabalhando em conjunto com o Exército Brasileiro”, ressaltou.

Na área de jurisdição da Amazônia Ocidental, a Marinha atuará com 806 militares voltados à Defesa da Área Fluvial, além da Segurança da Navegação, Salvaguarda da Vida Humana e Prevenção da Poluição Hídrica.

A Formatura contou com tropas, viaturas e equipamentos das Forças Armadas (Marinha, Exército e Força Aérea), Polícia Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, Polícia Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e Secretaria de Estado de Segurança Pública.

Adestramento realizado no dia de forma conjunta pelas Forças Armadas e Órgãos de Segurança Pública

Militares da Marinha durante a formatura