
Navio-Patrulha Fluvial “Rondônia” recebe Presidente da Soamar Porto Velho e autoridades na capital rondoniense
Comandante do Navio apresenta a missão do navio aos visitantes
No dia 22 de fevereiro, o Navio-Patrulha Fluvial “Rondônia” esteve em Porto Velho-RO e recebeu a visita do Presidente da Soamar Porto Velho, o Dr. Aparício Carvalho. A ação, que aconteceu em parceria com a Capitania Fluvial de Porto Velho (CFPV), também recebeu a ex-Deputada Federal Mariana Carvalho, a Amiga da Marinha, Nagila de Oliveira, o Presidente da Sociedade dos Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia, Fernando Cesar Ramos Parente, o Secretário de Procuradoria do Ministério Público Militar em Porto Velho, Isaque de Melo Carneiro e familiares.
Durante a visita, o Comandante do NPaFlu “Rondônia”, Capitão de Corveta Rodolpho da Silva Barroso, apresentou a estrutura do navio e a missão desempenhada pela Marinha do Brasil na Amazônia Ocidental, com destaque para as ações de patrulhamento, fiscalização e apoio às comunidades ribeirinhas.
O NPaFlu “Rondônia” está realizando Patrulha Naval e Inspeção Naval no escopo da comissão PATNAV/IN Madeira I. O objetivo da comissão é implementar e fiscalizar o cumprimento de leis e regulamentos no Rio Madeira e intensificar a presença das Forças Armadas e do Estado Brasileiro na região.
Em 2025, o Navio-Patrulha Fluvial “Rondônia” completará seu jubileu de ouro de incorporação ao serviço da Armada, totalmente dedicados à navegação nos rios da Bacia Amazônica, em especial o Madeira, que banha Porto Velho. É o primeiro navio da Marinha do Brasil a ostentar este nome, em homenagem ao antigo território de Rondônia. Incorporado em 3 de dezembro de 1975, o navio completará 50 anos atuando em ações de Patrulha Naval e Inspeção Naval, busca e resgate, garantia da soberania nacional, operações conjuntas, ações de prevenção à poluição hídrica e atividades de ajuda humanitária prestadas às comunidades ribeirinhas.