Marinha do Brasil realiza coleta de lixo e ações de conscientização ambiental alusivas ao Dia Mundial da Limpeza nos Rios

 

Ação de conscientização por meio da entrega de panfletos aos banhistas na Praia da Ponta Negra, em Manaus

Com o intuito de promover ações de conscientização ambiental alusivas ao Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), comemorado no dia 21 de setembro, a Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN), realizou a coleta de aproximadamente duas toneladas de lixo nas áreas localizadas na orla do Rio Negro e proximidades. A data simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para o problema do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.

O “Dia Mundial da Limpeza” teve início em 2008, na Estônia, quando 50.000 pessoas se uniram para limpar todo o país, em apenas cinco horas. Este ano, dezoito milhões de voluntários, de 157 países, unem-se nesse movimento considerado o maior da história no que tange à coleta de lixo. E a Marinha do Brasil está participando com a limpeza em praias, rios e lagos em todo o Brasil.

Em Manaus, militares das Organizações Subordinadas ao Com9ºDN realizaram as coletas nas orlas do Complexo Naval da Ilha de São Vicente, do Complexo da Estação Naval do Rio Negro e nas redondezas do 1º Batalhão de Operações Ribeirinhas. Foi realizada, também, uma ação de conscientização aos banhistas na Praia da Ponta Negra, Zona Oeste da cidade.

No dia 19 de setembro, foi realizado uma atividade lúdica com os alunos da Escola Estadual Almirante Ernesto Mello Baptista, localizada na Vila Buriti, Distrito Industrial, com o grupo “Garis da Alegria”, da Secretaria Municipal de Limpeza Pública. A atividade contou, ainda, com a presença de jovens dos Escoteiros do Mar.

 

Ação de coleta de lixo realizada na orla do Complexo da Estação Naval do Rio Negro

Atividade lúdica com os alunos da Escola Estadual Almirante Ernesto Mello Baptista e dos Escoteiros do Mar com o grupo “Garis da Alegria”, da Secretaria Municipal de Limpeza Pública.