CFT realiza Inspeção Naval combinada na Tríplice Fronteira Brasil/Colômbia/Peru

Embarcações dos três países realizam Patrulhamento e Inspeção Naval

 

No dia 29 de novembro de 2018, as embarcações da Capitania Fluvial de Tabatinga (CFT), subordinada ao Comando do 9º Distrito Naval, do Comando Guarda Costas do Amazonas (CGAMA – Colômbia) e da Capitania dos Portos de Iquitos (Peru) realizaram uma Operação de Inspeção Naval Combinada na área da Tríplice Fronteira.

O Patrulhamento combinado nas águas do Rio Amazonas, no trecho colombiano-peruano, e Solimões, no trecho brasileiro, é o resultado da Reunião de Capitães dos Portos da Tríplice Fronteira, tema constantemente tratado nas Reuniões de Estados-Maiores entre a Marinha do Brasil, a Armada da República da Colômbia (ARC) e da Marinha de Guerra do Peru (MGP).

Durante a Inspeção Naval, que envolveu embarcações dos três países, foram transmitidos conhecimentos e especificidades sobre as legislações e Normas da Autoridade Marítima de cada país. Nas abordagens, aconteceram, também, um estreitamento dos laços de amizade entre os militares dos três países como tarefas a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana e a prevenção da poluição hídrica nessa região estratégica.

Inspeção Naval no Rio Solimões