Com9ºDN participa das Operações de Garantia da Votação e Apuração das Eleições 2018

O transporte das urnas às seções de Itacoatiara (AM) contou com o apoio de segurança dos Fuzileiros Navais

 

Durante o 1º turno das Eleições 2018, o Comando do 9º Distrito Naval (Com9ºDN) contribuiu com as Operações de Garantia da Votação e Apuração (GVA) das eleições de 2018, na sua área da jurisdição. O emprego das Forças Armadas foi autorizado em localidades e períodos definidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), cabendo à Marinha a responsabilidade pelos municípios de Itacoatiara e Parintins, no estado do Amazonas.

 

Na Amazônia Ocidental, a coordenação ficou a cargo do Comando Conjunto Amazônia, composto por militares das três Forças, seguindo as diretrizes do Ministério da Defesa. O Com9ºDN empregou o Navio-Patrulha Fluvial Raposo Tavares, o Navio de Assistência Soares de Meirelles, duas aeronaves UH-12 Esquilo, 17 embarcações, 16 viaturas e 350 Fuzileiros Navais em 70 locais de votação nos dois municípios, num total de 617 militares.

 

O deslocamento dos navios e dos Fuzileiros Navais se iniciou em 03 de outubro e as atividades específicas de GVA ocorreram nos dias 06 e 07 de outubro. Desta forma, a Marinha do Brasil contribuiu para assegurar a normalidade do pleito e da segurança nos locais de votação e apuração.

 

 

Ações de Visita e Inspeção nas proximidades de Parintins (AM) em prol da GVA nas Eleições 2018