Comando do 9° Distrito Naval recebe o primeiro lote de equipamentos de suporte respiratório emergencial em Manaus

 O primeiro lote de respiradores chegou na madrugada deste sábado, 16 de janeiro

 

  • Para dar apoio ao combate à COVID-19 em Manaus, na madrugada deste sábado, 16 de janeiro, o Comando do 9° Distrito Naval recebeu no aeroporto internacional Eduardo Gomes, o primeiro lote com 26 equipamentos de suporte respiratório emergencial do tipo Inspire, enviados pelo Centro de Tecnologia da Marinha em São Paulo e pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), sob coordenação do Ministério da Defesa.

  • Os respiradores do primeiro lote já estão armazenados no Centro de Intendência da Marinha em Manaus para posterior distribuição, a fim de apoiar o sistema de saúde do Estado do Amazonas. O segundo lote, com o quantitativo de 14 respiradores, será enviado na próxima semana, em ação estruturada pelo Ministério da Defesa.

  • Desde o final de março de 2020, o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo, vem apoiando tecnicamente o Projeto INSPIRE (Ventiladores de Suporte Respiratório Emergencial e Transitório, tipo “Ambu Automatizado”). O Projeto, que foi desenvolvido por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Escola Politécnica da USP, em parceria com a Marinha do Brasil, tem como objetivo fornecer uma alternativa barata e acessível aos equipamentos de suporte ventilatórios existentes no mercado. Essa parceria entre as duas Instituições foi um caminho natural, frente aos esforços da USP e da Marinha para o combate dessa pandemia, visto que a Universidade de São Paulo, especificamente a Escola Politécnica da USP, e a Marinha do Brasil já possuem uma parceria na formação de seus oficiais engenheiros, no que se refere aos cursos de pós-graduação e graduação, há mais de 64 anos.

  • O Inspire pode ser utilizado em locais remotos e em unidades de tratamento intensivo (UTIs), uma vez que é portátil e não depende de ar comprimido.

 

 Respiradores do primeiro lote foram armazenados no Centro de Intendência da Marinha, em Manaus