Capitania Fluvial de Tabatinga e 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste atuam em conjunto nas ações iniciais em acidente ambiental em Atalaia do Norte

Aeronave UH-12 durante sobrevoo na região que aconteceu o naufrágio

 

  • A Capitania Fluvial de Tabatinga (CFT) e o 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Noroeste (EsqdHU-91), no dia 17 de julho, atuaram em conjunto na coleta de informações e avaliação de danos ambientais ocasionados por um naufrágio de uma balsa que operava como posto de abastecimento de combustível, no município de Atalaia do Norte (AM).
  • A aeronave UH-12 do EsqdHU-91, que na ocasião estava em Tabatinga, apoiou a Capitania no transporte de um Inspetor Naval e um agente da Polícia Federal até o local do incidente. No local, foram avaliados os danos ambientais e coletadas informações que subsidiarão os inquéritos abertos pela Marinha do Brasil e Polícia Federal.

  • Após o recolhimento de mostra da água no local do ocorrido, a Capitania instaurou um Inquérito Administrativo para apurar as causas, circunstâncias e possíveis responsáveis. O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) também foi acionado para a adoção de medidas visando à proteção do meio ambiente.

 

Mostra de água foi recolhida pelo militar da CFT para avaliação